Aos 75 anos, Sir Robin Knox–Johnston volta a velejar sozinho em uma competição transatlântica
Nayara Oliveira da nautica.com.br
O britânico Robin Knox-Johnston, fundador da Clipper Round the World Race Yacht e primeiro homem a completar uma circum-navegação sem paradas e sozinho a bordo de um veleiro, anunciou seu retorno a uma competição solo transatlântica. Do alto de seus 75 anos ele vai competir na Route du Rhum, uma regata de 3 500 milhas em que os velejadores zarpam de St. Malo, na França, e rumam para a ilha caribenha francesa de Guadalupe.
Em sua última participação, em 1982, ele velejou a bordo do catamarã Sea Falcon, de 70 pés, e desde então não competia na Route du Rhum. A volta de Knox-Johnston, um ícone da vela, tem motivo especial — esta é a décima edição da regata e o patrono da Clipper Race é, até agora, o participante mais velho na competição.
Ao ser questionado por enfrentar uma aventura transatlântica aos 75 anos, ele respondeu: “Participar da última Rolex Sydney-Hobart, em 2013, me fez lembrar das emoções das travessias oceânicas. E me sinto em casa velejando sozinho. Nestas condições ninguém pode beneficiá-lo ou deixá-lo para baixo — está tudo sempre em minhas mãos. E a Route du Rhum é um clássico, além de ter organização exemplar”, declarou o velejador.
Sir Robin Knox-Johnston ainda comemora neste ano, exatamente no dia 22 de abril, o 45º aniversário de sua volta ao mundo. O velejador levou 312 dias, entre os anos de 1968 e 1969, para completar a aventura.
Route du Rhum 2014, que começa em 2 de novembro, é aberta para barcos mono e multicascos em quatro classes, e contará com cerca de 80 participantes. A primeira competição foi em 1978 e terminou com a vitória do canadense Mike Birch, mas também foi marcada pelo desaparecimento do skipper francês Alain Colas, ele se perdeu no mar e nunca foi encontrado.
Foto: Divulgação