Fatos e mitos bem comuns sobre combustíveis e motores
Fonte: Revista Náutica
De tudo o que se ouve por aí sobre motores e combustíveis, há uma porção de falsas ideias e algumas meias-verdades, como mostram as respostas a essas seis afirmações mais frequentes a respeito desses dois temas. Confira.
1 – O desempenho de um barco com motor a diesel de menor potência é igual ao de um mesmo barco com motor a gasolina de maior potência!
Falso! O desempenho de um barco, em termos de velocidade, depende da força de arrasto total do casco e da potência na hélice. Quanto maior a velocidade do barco, maior é a força que a hélice tem de fazer na água para vencer o arrasto e, consequentemente, maior é a potência que o motor tem de fornecer. O que ocorre é que os motores a diesel atingem a potência máxima com uma rotação mais baixa que os motores a gasolina, o que gera essa interpretação errada.
2 – Motores a diesel consomem menos combustível do que a gasolina!
Verdade! Os motores a diesel são mais eficientes porque aproveitam melhor a energia do combustível. Além disso, um litro de diesel contém mais energia que um de gasolina e, portanto, permite navegar mais milhas com a mesma quantidade de combustível no tanque. O consume é de 20% a 30% inferior nos motores a diesel.
3 – Acelerar ao fazer curvas mais fechadas aumenta o desgaste das rabetas!
Verdade! Por isso, opte por fazer curvas mais abertas e sem abusar da potência. Em barcos com motor centro-rabeta, os esforços na transmissão são maiores tanto quanto for menor o raio da curva. Já em barcos com motor de popa ou de centro com eixo tipo pé-de-galinha isso não acontece.
4 – O etanol na gasolina diminui a vida útil do combustível!
Falso! Não há nenhuma evidência que prove que o tempo de vida da gasolina com etanol seja menor do que o da “pura”. Até os motores fabricados nos EUA já estão saindo de fábrica preparados para trabalhar com 10% de etanol na gasolina. E, em breve, usarão 20%.
5 – É melhor guardar o barco com tanque cheio do que meio vazio!
Verdade! O contato com o oxigênio acelera a oxidação e deterioração do combustível. Quanto mais vazio estiver o tanque, mais ar circulará dentro dele e isso também aumentará a condensação da umidade, piorando ainda mais as coisas.
6 – Quanto mais cilindros o motor tiver, mais suave será o seu funcionamento!
Meia-verdade... Com mais cilindros, o motor tem, de fato, um funcionamento mais suave e menos vibração. Mas a quantidade ideal para isso são seis cilindros – nem mais nem menos. Teoricamente, é este número de cilindros que permite o melhor balanceamento possível.