Scheidt estreia segunda-feira na Semana Olímpica Francesa

Fonte: Local Comunicação

Invicto na Laser desde que retornou à antiga classe, Robert Scheidt volta a medir forças com seus principais adversários internacionais, a partir de segunda-feira (22), na Semana Olímpica de Hyères, na França. A competição, quarta etapa da Copa do Mundo de Vela, reúne os velejadores em campanha para os Jogos do Rio de Janeiro/2016, entre eles os dez primeiros do ranking mundial da classe, numa flotilha com mais de 90 barcos.

scheidt


"Espero que tenhamos todas as condições de vento para que a competição seja bem completa tecnicamente", torce Robert Scheidt, que conquistou o título da 17ª Laser Europa Cup, em março, vencendo as cinco regatas disputadas, sob frio e ventos fortes.

Em Hyéres, a competição adotará o mesmo formato proposto para os Jogos de 2016, com 11 regatas previstas - ao menos duas por dia - entre a fase classificatória e a fase final. Após a fase classificatória, os velejadores serão agrupados nas flotilhas ouro e prata, de acordo com a classificação, e entram na fase final somando apenas os pontos referentes à sua posição. Os dez melhores vão para a disputa de duas medal races no sábado (27), ambas com valor dobrado. As provas têm início às 11 horas (6 horas no horário brasileiro).

"Sei que terei dificuldades em Hyères pela falta de ritmo em competições grandes como esta, mas estou me sentindo muito bem", explica Scheidt. "Na verdade, não estou me cobrando muito, a disputa será um bom termômetro e quero aproveitar para me readaptar a competir em alto nível."

Scheidt enfrentará na França nomes como o australiano Tom Burton, primeiro do ranking mundial da Laser, o neozelandês Andy Maloney, segundo do ranking, e os suecos Jesper Stalheim e Emil Cedergardh, com quem já travou duelos na Laser Europa Cup. Outros três brasileiros também estarão na competição: Bruno Fontes, representante brasileiro da classe nos Jogos de Londres/12, Matheus Dellagnelo e Alex Veeren.

Desde que voltou à Laser, em setembro de 2012, Scheidt, patrocinado pelo Banco do Brasil, Prada, Gocil e Rolex, não perdeu nenhuma competição. Conquistou o Campeonato Italiano de Classes Olímpicas, o Brasileiro da categoria, seu 12º título nacional, a Semana Brasileira de Vela, em fevereiro, e a Laser Europa Cup, em março. Os resultados somam-se a oito títulos mundiais e três medalhas olímpicas (ouro em Atlanta/96 e Atenas/04, prata em Sydney/00), até 2004, quando o velejador passou a competir pela Star com Bruno Prada. A parceria lhe deu outras duas medalhas em Olimpíadas (prata em Pequim/2008 e bronze em Londres/2012) o inédito tricampeonato mundial da classe.

Mais informações no site www.robertscheidt.com.br