Em Ilhabela ocorre a primeira decisão do ano na Copa Suzuki Jimny

 

Melhores velejadores do País na modalidade se enfrentam mais uma vez, neste final de semana, na competição organizada pelo Yach Club de Ilhabela

 

Por ZDL Comunicação

Ilhabela(SP) - As 45 equipes que disputam a Copa Suzuki Jimny, tradicional circuito de vela oceânica nacional, decidem a partir deste sábado (20), no Yacht Club de Ilhabela (YCI), a primeira etapa da competição. O objetivo dos times é somar o menor número de pontos para fazer a diferença no final do evento. São mais de 30 regatas ao longo do ano e o campeão geralmente só sai em dezembro. Para ficar com média de vencedor, as tripulações encaram todas as provas como verdadeiras batalhas.

caballolocoB



Em uma comparação rápida entre vela e futebol, a Copa Suzuki Jimny é como o Brasileirão, no qual o sistema de pontos corridos exige regularidade a cada rodada. "Cada regata é uma final", diz o campeão pan-americano e mundial Maurício Santa Cruz. Assim como o atleta, que comanda o Relaxa/Next Caixa, segundo colocado na classe HPE, os outros velejadores das categorias ORC, C30 e RGS (A,B,C e Cruiser) pensam da mesma maneira. A previsão da meteorologia aponta ventos médios e temperatura na casa dos 22 graus no primeiro dia de provas no litoral norte paulista.

O campeonato, que começou na semana passada, já dá sinais de que será competitivo. Na classe HPE, com 16 barcos na raia, o Jimny Take Ashauer (Cássio Ashauer) é o líder, mas a diferença para o sétimo colocado,o SER Glass Eternity (Marcelo Bellotti) é de apenas cinco pontos. "Ainda temos chances de encostar nos ponteiros, estamos entre os primeiros. Agora estamos investindo em treinos pesados para ganhar as regatas decisivas e liderar o campeonato", destaca Marcelo Bellotti.

Na Carabelli 30 (C30), o TNT Loyal (Marcelo Massa) comprovou o favoritismo ao vencer as duas regatas realizadas até o momento. Mas, a mais nova categoria da vela oceânica nacional está cada vez mais cheia. Um dos exemplos é a estreia do Caballo Loco (Mauro Dottori), o oitavo barco construído no País. "Vem mais equipes por aí. A C30 comprovou ser uma classe de alto desempenho e que caiu no gosto dos velejadores de ponta do Brasil, inclusive de atletas olímpicos, como André ‘Bochecha’ Fonseca e Fábio Pillar", relata Marcelo Massa.

Na ORC, Lexus/Chroma (Luiz Gustavo de Crescenzo) e Orson/Mapfre (Carlos Eduardo Souza e Silva) dividem a ponta, com três pontos perdidos. A liderança da categoria dos barcos é definida, por enquanto, pelos critérios de desempate. Como o Lexus/Chroma venceu a última prova, o barco fica em primeiro. Os dois somam uma vitória e um segundo lugar.

Na RGS-A, o Jazz (Valéria Ravanni) tem 100% de aproveitamento na Copa Suzuki Jimny. Assim como Suduca (Marcelo Claro) na RGS-B, Arial (Andreas Kugler) na RGS C e Boccalupo (Cláudio Melaragno) na RGS-Cruiser.

Resultados - após duas regatas

ORC
1- Lexus/Chroma (Luiz Gustavo de Crescenzo) - 3 pontos perdidos (2+1)
2- Orson/Mapfre (Carlos Eduardo Souza e Silva) - 3 pp (1+2)
3- Sextante (Thomas Shaw) - 9 pp (3+6)

C30
1- TNT/Loyal (Marcelo Massa) - 2 pp (1+1)
2- +Realizado (José Luiz Apud) - 5 p (3+2)
3- Barracuda (Humberto Diniz) - 6 pp (2+4)

HPE
1- Jimny Take Ashauer (Cássio Ashauer) - 6 pp (2+4)
2- Relaxa Next/Caixa (Marcelo Santa Cruz) - 8 pp (1+7)
3- Ginga (Breno Chvaicer) - 8 pp (3+5)

RGS-A
1- Jazz (Valéria Ravani) - 2 pp (1+1)
2- Urca/BL3 (Pedro Rodrigues) - 6 pp (4+2)
3- Inaê/Transbrasa (Bayard Umbuzeiro Filho) - 7 pp (2+5)

RGS-B
1- Suduca (Marcelo Claro) - 2 pp (1+1)
2- Asbar II (Sergio Klepacz) - 4 pp (2+2)
3- Helios - Sírio Libanês - 6 pp (3+3)

RGS-C
1- Ariel (Andreas Kubler) - 2 pp (1+1)
2- Rainha (Leonardo Pacheco) - 5 pp (3+2)

RGS-Cruiser
1- Boccalupo (Claudio Melaragno) - 2 pp (1+1)
2- Nimbus (André Torrente) - 5 (3+2)
3- Brazuca (José Rubens Bueno) - 6 pp (2+4)

A Copa Suzuki Jimny/XIII Circuito Ilhabela de Vela Oceânica é organizada pelo Yacht Club de Ilhabela, com patrocínio master da Suzuki Veículos e co-patrocínio da SER Glass. Os apoiadores são: Prefeitura Municipal de Ilhabela, Brancante Seguros, Rádio Antena 1 Litoral Norte e Delegacia da Capitania dos Portos em São Sebastião.

Fan page no Facebook - A Copa Suzuki Jimny lançou sua página no Facebook para divulgar as informações sobre a competição, velejadores e classes. Além disso, o espaço na internet é um ponto de encontro virtual para atletas, árbitros e fãs da modalidade. Para curtir e ter acesso às atualizações, basta acessar o Facebook e digitar Copa Suzuki Jimny - Circuito Ilhabela de Vela Oceânica. A primeira etapa será neste final de semana (13 e 14) e no seguinte (20 e 21), no Yacht Club de Ilhabela (YCI).

Clique aqui para acessar a página do Facebook

Atenção: mais informações e resultados completos da Copa Suzuki Jimny no site do YCI (www.yci.com.br)