ptendeites
Image

Publicada a nova lista de contemplados pelo Bolsa-Atleta

Fonte: Brasil 2016

Nesta quarta-feira (02.07), foi publicada no Diário Oficial da União a nova lista dos contemplados pela Bolsa-Atleta, do Ministério do Esporte, para o exercício de 2014 das modalidades que integram os programas dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos. Desta vez, são 6.667 atletas beneficiados ao todo, o maior número da história do programa.

Desse total, a categoria com o maior número de contemplados é a Nacional, com 4.465 nomes. A seguir, são 1.351 na categoria Internacional, 313 na Estudantil, 290 na Base e 248 na Olímpica/Paraolímpica. Os valores vão de R$ 370 a R$ 3.100 por mês, sendo que os selecionados receberão a bolsa pelo período equivalente a ano. Os atletas que tiveram o nome publicado no DOU deverão assinar o Termo de Adesão (disponível na área restrita do site www2.esporte.gov.br/snear/bolsaAtleta) e encaminhá-lo ao Ministério do Esporte por via postal.

Disputa por equipes é novidade da Ilhabela Sailing Week

Fonte: ZDL

Os inscritos nas classes ORC e RGS para correr as regatas da 41a Ilhabela Sailing Week, de 19 a 26 de julho, poderão competir por equipes, além das disputas tradicionais entre tripulações. A primeira equipe, Indaiá/YCI, foi formada por iniciativa de velejadores do Yacht Club de Ilhabela (YCI), sede do evento, com a finalidade de proporcionar mais emoção aos participantes da principal regata da América Latina. 

O quarteto terá como competidores os tripulantes dos barcos Orson e Fantasma, ambos da classe ORC e do YCI, e pelos RGS Kanibal (YCI) e Jazz, tradicional veleiro de Ilhabela. "É um pontapé inicial para criarmos um torneio interclubes ou inter-regional, mas neste ano não haverá nenhuma exigência em relação aos clubes de origem ou à procedência geográfica das embarcações", explica o comandante do Orson, Carlos Eduardo Souza e Silva, o Kalu, também diretor de Vela do Yacht Club de Ilhabela. 

As inscrições para a formação das equipes estão abertas e são gratuitas para os veleiros já inscritos na Ilhabela Sailing Week. Devem ser feitas pelo e-mail vela@yci.com.br, até 19 de julho, com nome da equipe, dos quatro barcos e o comandante responsável. "Queremos estimular o pessoal de outros estados e países a formarem suas equipes. Será uma disputa diferente. Vamos acabar torcendo para barcos que costumam ser adversários", enfatiza Kalu. As regras serão aplicadas conforme as Instruções de Regata da 41ª Ilhabela Sailing Week e regulamento específico para a disputa por equipes. 

Serão computadas as regatas válidas para as duas classes, ORC e RGS, até 25 de julho. Será considerada campeã a equipe que, na somatória dos barcos, obtiver o menor número de pontos perdidos. Na cerimônia de premiação, no dia 26, receberá o Troféu Eric Tabarly, de posse transitória, em homenagem ao navegador francês vencedor da tradicional Ostar, há exatos 50 anos, em 1964, regata inglesa em solitário, a bordo do lendário Pen Duick II, um dos mais famosos veleiros de oceano em todos os tempos. 

A 18 dias da abertura, a Ilhabela Sailing Week conta com 120 barcos inscritos e mais de 800 velejadores. "O sucesso desta edição já está garantido. Queremos fazer um evento melhor do que em 2013 e, no próximo ano, aprimorar ainda mais em relação a 2014", reforça Kalu, certo de que a novidade da competição por equipes irá contribuir também para acentuar o espírito de confraternização que toma conta do Yacht Club de Ilhabela a cada temporada de julho.

A Ilhabela Sailing Week tem a organização do Yacht Club de Ilhabela e os patrocínios de Mitsubishi e Banco do Brasil. As regatas no Canal de São Sebastião reunirão embarcações das classes S40, ORC, IRC, C30, HPE-25, RGS, RGS Cruiser, Clássicos e Star, sendo que as regatas de ORC e Star também serão válidas pelo Campeonato Sul-americano de ambas as classes. As inscrições estão abertas no site oficial (www.ilhabelasw.com.br) e seguem até 13 de julho. 

Programação da 41ª Ilhabela Sailing Week

19/7 - sábado
9h - Abertura da secretaria - confirmação das inscrições no YCI, entre 9h e 23h.
15h - Cerimônia de Abertura da 41ª Ilhabela Sailing Week
20h - Coquetel de abertura para todos os participantes no Yacht Club de Ilhabela

20/7 - domingo
10h - Regata Alcatrazes por Boreste - Marinha do Brasil
Classes e Divisões: ORC (A e B), IRC, S40, C30, BRA-RGS (A e B)
10h10 - Regata Renato Frankenthal
Classes e Divisões: HPE25 e Star - regata treino (não soma pontos para a ISW e Sul-Americano)
10h20 - Regata Ilha de Toque-Toque por Boreste 
Classes e Divisões: ORC C, RGS C e Cruiser (ou barcos

21/7 - segunda-feira
18h - Premiação Fita Azul
Entrega de prêmios no Yacht Club de Ilhabela aos primeiros colocados em cada categoria nas regatas de percurso do dia 20/07.

22/7 - terça-feira
12h - Regatas Barla-Sota ou Percurso (todas as classes - exceto Clássicos)
18h - Evento no Yacht Club de Ilhabela*

23/7 - quarta-feira
11h - Regata de Percurso ou Barla-Sota (todas as classes - exceto Clássicos)
18h - Evento no Yacht Club de Ilhabela*

24/7 - quinta-feira
12h - Regatas Barla-Sota ou Percurso (todas as classes)
18h - Evento no Yacht Club de Ilhabela*

25/7 - sexta-feira
12h - Regatas Barla-Sota ou Percurso (todas as classes)
18h - Evento no Yacht Club de Ilhabela* 

26/7 - sábado
12h - Regatas finais (todas as classes)
20h - Premiação - Entrega de prêmios aos vencedores de todas as classes participantes da 41ª Ilhabela Sailing Week, XVII Campeonato Sul-americano da classe ORC e XLV Campeonato Sul-americano da classe Star.
21h30 - Encerramento (festa para todos os participantes)

Clube Náutico de Itapuã comemora 19 anos com Velejaço

O Clube Náutico de Itapuã divulga o aviso de regatas do Velejaço de Aniversário de 19 anos no dia 19 de julho de 2014. A largada ocorre às 9h30min no farolete da Piava, com chegada no farolete de acesso ao arroio, na Vila de Itapuã. As inscrições custam R$ 20 por tripulante na chegada do velejaço na secretaria do CNI.

À noite será servido um Minestrone (cada um deverá levar a sua bebida). No pernoite do sábado, os barcos com até 1 m de calado poderão pernoitar nas margens do arroio e na marina do CNI e os barcos com calado superior a 1m deverão ancorar nas proximidades do canal de acesso ao Clube. Para os sócios e conveniados que não possuem embarcações, o pernoite poderá ser na pousada dos Quiosques, ao lado do CNI (informações e reservas 494 1188 ou 96658411).

PROGRAMAÇÃO DO VELEJAÇO

Dia 19 de julho – sábado
Os velejadores e  inscritos serão recepcionados na marina do CNI, onde à noite será servido um Minestrone.

Dia 20 de julho – domingo
Retorno aos seus clubes de origem. 

Manuel Ruttkai Pereira sucede Renê Garrafielo na Comodoria do Jangadeiros

Fonte: Imprensa CDJ

O médico pediatra e ex-presidente do Conselho Deliberativo, Manuel Ruttkay Pereira, será o sucessor de Renê Garrafielo à frente da Comodoria do Clube dos Jangadeiros para a gestão 2014/2016.

Manuel e Renê 

As eleições foram realizadas no último sábado, dia 28, com a escolha da nova administração que será formada pelo Comodoro Manuel Ruttkai Pereira e pelos Vice-comodoros Gunther Reginaldo Staub, (Desenvolvimento e Marketing), Alexandre Paradeda Esportivo), Pedro Antonio Pereira Pesce (Administrativo/Financeiro) e de Antonio Joaquim Machado (Obras e Patrimônio).

 

Lars Grael disputa o Mundial de Star a partir deste domingo

Fonte: PecciCom

A partir do próximo domingo (29) será disputado em Malcesine, na Itália, o Mundial da classe Star. Em busca do quarto título internacional do ano, Lars Grael e o proeiro Samuel Gonçalves desembarcaram no início da semana na cidade do lago di Garda, onde fazem os últimos ajustes no barco e aproveitam para conhecer a raia. O evento seguirá até o dia 5 de julho e reunirá nada menos que 90 velejadores, entre campeões olímpicos e mundiais, como seu irmão Torben Grael, o francês Xavier Rohart, e o brasileiro Bruno Prada.  

larsgrael

“Esta será uma grande competição! Será muito forte no aspecto qualitativo (com vários campeões mundiais na raia e outros favoritos) e quantitativo (com 90 barcos na mesma linha de largada). Começamos a treinar na terça-feira e usaremos um Star Folli emprestado de um italiano, que é quase irmão do Star da mesma marca que possuímos nos EUA”, disse Lars.

Lars Grael chega embalado pela vitória no campeonato Hemisfério Ocidental, conquistado na semana passada no Lago Sunapee, nos Estados Unidos. E apesar de não se colocar como um dos favoritos, o objetivo da dupla é terminar entre os dez melhores colocados.

“Ano passado ficamos em 17º e foi decepcionante. Fui medalha de bronze no Mundial de 2009 e 4º colocado no Mundial de 2010 em parceria com Rony Seifert, então este ano, ficar entre os 10, seria uma boa meta”, define ele.

Quando perguntado quem será seu maior adversário, Lars acha difícil apontar apenas um, já que a classe Star é a chamada classe das estrelas, e não é difícil encontrar na água com campeões mundiais e medalhistas olímpicos. “Posso dizer que entre os favoritos, dentre outros, estão o italiano Diego Negri, e os campeões mundiais Torben Grael, o americano bicampeão Mark Reynolds e o francês também bicampeão Xavier Rohart (FRA). Destaque ainda para o Norueguês Eivind Melleby que fará dupla com o tri campeão mundial e medalhista olímpico, o brasileiro Bruno Prada.”

A partir desta quinta-feira os barcos poderão começar a ser medidos. No dia 29 será realizada a regata de abertura, que não conta pontos. Do dia 30 ao dia 5 será realizada uma regata por dia. Caso não seja possível velejar em algum destes dias, os dias 6 e 7 servirão como reserva.

Lars Grael e Samuel Gonçalves contam com o patrocínio da Light através da a Lei de Incentivo do Governo do Estado do Rio de Janeiro.

Benetti apresenta a nova tradição da Supreme 108': o 33 metros "My Paradis"

Fonte: Rotas Comunicação


O novo iate a motor “My Paradis” foi lançado com a supervisão direta do proprietário; o primeiro 108 pés de três da Tradição Supreme, com novo nível de entrada tri-deck da linha Benetti Class de Deslocamento. O iate estreia oficialmente no próximo Cannes Yachting Festival (09-14 setembro de 2014).

Inovações importantes também na sala de máquinas: o iate foi equipado com um novo sistema híbrido que permite navegar, além dos motores principais tradicionais, com dois motores elétricos de 35 kW.

Com o lançamento do My Paradis, Benetti lança a nova Tradição Supreme 108', da linha Benetti Class de Deslocamento - iates nas dimensões entre 93'-145'. Ao fazê-lo, Benetti reforça a sua posição de liderança através da nova Tradição Supreme 108' com elementos estilísticos e técnicos extremamente inovadores.

Com exteriores assinados por Stefano Righini, inclui três decks e um terraço (sun deck). O sun deck é marca registrada do barco. Roll bar de fibra de carbono, superestrutura na seção superior e hard top foram selecionados para garantir uma estrutura leve, com maior estabilidade. O terraço também é notável por sua circulação. Há dois pontos de acesso, um interno e outro externo, que oferecem o máximo de privacidade para o proprietário e convidados. Todo o terraço foi aproveitado. Além da impressionante Jacuzzi e elegante mesa de jantar para 10, no centro, também há uma confortável sunpad para a popa e um sofá com a frente voltada para o armazenamento junto à estação de pilotagem exterior.

No andar superior, há um skylounge com janelas em três lados e uma porta de correr para o salão exterior que garante vista incrível. Também é equipado com um completo banho turco com clarabóia para descansar e relaxar olhando para o céu.

Os interiores acentuam a sensação de espaço e luz, utilizando cores e sombras contrastantes.

As paredes são revestidas com diferentes espessuras dispostas em um padrão aleatório. Isso contribui para um efeito 3D muito incomum, com um jogo de luz e sombra, ainda mais acentuado pela grande quantidade de vidros que liga os espaços interiores e exteriores. A qualidade de luz dos interiores também é reforçada pelo pareamento de carvalho claro com madeira mais escura que permite que a luz natural reflita as diferentes superfícies inclinadas.

O desenho de luz também inclui LEDs localizadas estrategicamente para recriar o mesmo efeito depois de horas de luz do dia.

A decisão de usar paredes dinâmicas em 3D, ao invés das lisas habituais, fornece uma espécie de fundo interativo que realmente acomoda uma ampla gama de opções de decoração, oferecendo oportunidades de personalização. Na Tradition Supreme 108' o proprietário pode escolher entre uma grande variedade de decorações, dependendo de suas preferências de estilo pessoal e de marca.

A principal plataforma de My Paradis tem um layout personalizado muito interessante. A área tradicionalmente dedicada à sala de jantar foi integrada com o salão, criando um único espaço aberto que inclui uma sala de estar e bar. A sala está cheia de luz natural e goza de ininterrupta e deslumbrante vista para o mar, graças às suas janelas de altura completa. Os designers também tiveram uma abordagem muito inovadora e baixaram a washboard exterior para coincidir com a altura do vidro, praticamente eliminando qualquer barreira visual entre o interior e o além de água. O mesmo se repete na janela na cabine do proprietário, permitindo que a luz natural preencha o conjunto garantindo grande efeito.

Por solicitação do proprietário, a dinette da tripulação em My Paradis está localizada no convés principal ao invés do andar inferior; em seu lugar há uma unidade de refrigeração de grande porte.

O iate pode acomodar até 12 pessoas. Há quatro camarotes VIPs no piso inferior. O do proprietário é no convés principal ocupando feixe completo. Os mesmos acabamentos "interativos" foram utilizados nos banheiros, desta vez nos chuveiros em 100% de mosaicos. Há ainda um jogo de superfícies irregulares, novamente reforçados por LEDs estrategicamente colocadas.

Inovações importantes na sala de máquinas: de acordo com as tendências emergentes no mercado, o iate foi equipado com um novo sistema híbrido que permite a navegação, além dos principais motores tradicionais, com dois motores elétricos de 35 kW conectados diretamente aos reguladores / inversores do principal sistema de propulsão diesel-elétrico. Os motores elétricos são alimentados diretamente por geradores que permitem navegar até uma velocidade de cerca de 6 nós. Geradores a bordo são usados como a única fonte de propulsão e energia para vários dispositivos. Esta configuração permite minimizar o ruído e vibração, maximizando o conforto.

O sistema elétrico também é uma propulsão auxiliar do motor principal. Para se ter uma ideia, a eficiência garantida por um motor de baixa potência (35 kW) a baixa velocidade (6/7 nós), típicas das transferências noturnas, é certamente melhor do que um motor mais potente, que não pode ser usado por muito tempo neste modo.

Para maximizar o conforto a bordo e reduzir o uso de energia, o estaleiro equipou My Paradis, bem como todos os modelos Benetti Class com um CMC Marine estabilizador elétrico. Em comparação com os sistemas tradicionais, os estabilizadores de pinos eléctricos asseguram ruído reduzido, o aumento da funcionalidade, o consumo de eletricidade reduzida, e facilidade de manutenção.

Abu Dhabi sediará final da Copa do Mundo de Vela até 2017

Fonte: Murillo Novaes

A ISAF anunciou esta semana que Abu Dhabi irá sediar a partir deste ano a final da Copa do Mundo de Vela. O evento está marcado para o final de novembro e reunirá os 20 melhores velejadores de cada classe olímpica.