Talentos brasileiros se reúnem em SP para clínica de Vela Jovem

Fonte: CBVela

Nos dias 30, 31 de maio e 1º de junho os principais velejadores brasileiros com idade entre 12 e 21 anos estarão reunidos na represa de Guarapiranga, em São Paulo, para a 1ª Clínica de Vela Jovem. O evento é promovido pela Confederação Brasileira de Vela (CBVela) e terá como sede o Yacht Club Santo Amaro (YCSA). A ideia é integrar e elevar o nível destes jovens atletas, visando as grandes competições internacionais, como o Mundial da Juventude, que será disputado em Portugal, em julho e as Olimpíadas da Juventude, que serão disputadas na China, em outubro.

“Esta clínica vai dar para os jovens velejadores uma primeira oportunidade para que eles se conheçam, troquem experiências, aprendam muito e, claro, também se divirtam. Eventos como estes ajudam a aumentar disseminação do esporte pelo país e o nível técnico dos velejadores”, disse Maria Hackerott, responsável da CBVela pela vela jovem.

Apesar da pouca idade, todos os atletas são bastante experientes. A CBVela levou em consideração o desempenho de cada um antes de fazer o convite oficial. Estarão presentes, por exemplo, os campeões e vice-campeões da Copa da Juventude e Campeonatos Sul-Americanos, além da equipe que representará o Brasil nos Mundial de Optmist e Mundial Junior de Lightining.

“Estou bem animado com este evento. Esta será uma ótima oportunidade para já começar a me sentir como parte de uma equipe da CBVela”, disse Leonardo Lombardi, que foi campeão brasileiro Junior na classe Snipe em 2013.

Assim como os velejadores, os treinadores também foram escolhidos a dedo: todos são trabalham com atletas que fazem parte da Equipe Brasileira de Vela Olímpica. Nomes como Claudio Biekarck, campeão pan-americano e ex-técnico de Robert Scheidt, Rodrigo Amado, técnico da medalhista de bronze em Pequim Isabel Swan, e Fernando Pasqualin, técnico do windsurfista Ricardo ‘Bimba’ Winick serão responsáveis por passar todo o seu conhecimento para a molecada, incentivando-os a praticar ainda mais o esporte através de uma experiência gratificante.

“O legal desta clínica é poder dar o pontapé inicial no trabalho das categorias de base. Por tradição, os grandes feitos da vela brasileira foram sempre méritos individuais, de alguns atletas que, com talento aliado à garra e perseverança, conquistaram grandes resultados. Agora, o que se propõe é mudar essa realidade, influenciar jovens a seguirem para a vela adulta e profissional através de conhecimento acumulado pelo pessoal da CBVela. A consequência a longo prazo será um aumento das nossas chances de medalhas em futuros Jogos Olímpicos”, disse Pasqualin.

A 1ª Clínica de Vela Jovem é organizada pela CBVela e tem como sede o Yacht Club Santo Amaro. A CBVela tem o patrocínio do Bradesco e o apoio da Slam.

 

Confira a programação:

30/05, sexta-feira:

8h30: Abertura para os participantes

9h: Aula teórica (em terra)

10h: Aula prática (na água)

13h. Almoço

14h: Regatas

20h: Jantar e abertura oficial

31/05, sábado:

8h30: Aula teórica (em terra)

9h: Aula prática (na água)

13h. Almoço

14h: Regatas

1/06, domingo:

8h30: Aula teórica (em terra)

9h: Aula prática (na água)

12h. Almoço

13h: Regatas

15h: Encerramento