NYTimes ataca poluição na Baía de Guanabara

Fonte: GE

A pouco mais de dois anos para o início das Olimpíadas do Rio de Janeiro em 2016, a poluição da Baía de Guanabara continua repercutindo mundo afora. Neste domingo, o jornal americano "The New York Times" publicou ampla reportagem sobre o assunto e fez críticas à falta de ação das autoridades nos últimos anos no local onde serão disputadas as competições de vela. Confira aqui a matéria e o vídeo abaixo: 

 

Entre os personagens ouvidos pela reportagem, um dos depoimentos mais contundentes é o do velejador australiano Nico Delle Karth, que esteve no Rio para um período de treinamentos:

- Eu nunca vi nada igual a isso antes - afirmou o velejador ao jornal.

No texto, o NYT lembra que o financiamento para a limpeza das águas sempre existiu, mas foram "decepcionantes por décadas, minado por má gestão e acusações de corrupção" e cita que rivalidades políticas em várias camadas do governo criaram o impasse sobre quem deveria pagar. O jornal explicou que o cartão-postal é prejudicado pelo excesso de dejetos despejados.

Ambientalistas, biólogos e atletas foram entrevistados. As opiniões são de que trata-se, hoje, de um local impróprio para a prática esportiva e que dificilmente haverá uma melhora acentuada até as Olimpíadas. Em abril, o próprio prefeito, Eduardo Paes, admitiu que não é possível garantir a despoluição da Baía a tempo. Mas crê que os banhistas poderão utilizar partes dela.