Robert Scheidt marca sua volta ao Mundial de Laser neste domingo, em Omã

Por nautica.com.br

Foto: Divulgação
Scheidt ganhou prata no Campeonato Europeu de Laser, em Dublin, em setembro

Robert Scheidt enfrentará, a partir deste domingo (17), seu maior desafio desde o retorno à Laser. Dono de dez títulos mundiais e três medalhas olímpicas na classe, o brasileiro é o velejador mais bem sucedido da história da Laser. Mas, no Mundial de Omã, terá como adversários campeões nacionais da Grã-Bretanha, Alemanha e Austrália, além do compatriota Bruno Fontes. Ao todo, 128 competidores, em campanha para os Jogos Olímpicos de 2016, estarão reunidos em Mussanah.

Em busca do seu 11º título mundial, Robert Scheidt está em Omã desde o último dia 6, treinando na raia da competição. "Os treinos foram bons, bem intensos. A raia aqui em Omã é complicada, com ventos fracos, no geral, e muitas oscilações. A largada será fundamental, já que teremos um campeonato longo e desgastante pela frente, onde prevalecerá a regularidade dos velejadores", analisa o brasileiro, que conta com o patrocínio do Banco do Brasil, Rolex, Prada e Deloitte para o novo ciclo olímpico.

O Mundial de Laser de Omã terá sete dias de competição, com previsão de 14 regatas, duas por dia, a partir das 11 horas (5h em Brasília). As disputas serão divididas em séries qualificatória e final, com possibilidade de dois descartes dos piores resultados, um em cada fase, mesmo modelo utilizado no Campeonato Europeu, última competição de Robert Scheidt, em setembro, em Dublin, onde levou a prata.

Entre os adversários de Scheidt, estarão os primeiros colocados do ranking mundial da classe: Tom Burton (1º), campeão australiano e vencedor da Semana de Vela de Mussanah, em março, ao lado dos compatriotas Ryan Palk (5º) e Ashley Brunning (8º), o croata Tonci Stipanovic (2º), o também brasileiro Bruno Fontes (3º), o sueco Jesper Stalheim (4º) e o francês Jean Baptiste Bernaz (6º).