S40 Magia foi o fita azul na Santos-Rio

Fonte: Sobre as águas

Após 30 horas de mar e sem escalas, o barco Magia V/Energisa, comandado pelo bicampeão olímpico Torben Grael, foi o primeiro a cruzar a linha de chegada da 63a. Santos-Rio. A largada aconteceu às 13h de sábado (26), em Santos. A tripulação campeã contou com o reforço de mais um velejador olímpico: Lars Grael (bronze em Seul -1988 - e Atlanta - 1996). Ele deu uma parada nos treinos da classe Star  para fazer parte da equipe MagiaV/Energisa, a convite do seu irmão Torben. 

 
Nesta edição da prova, o percurso até o Rio de Janeiro foi marcado por ventos fortes e a chegada de uma frente fria. Cerca de 30 barcos da classe Oceano participam da competição, que abre o Circuito Rio, com sede no Iate Clube do Rio de Janeiro.
 
"Foi uma regata de muita adrenalina desde o começo. Já na última metade da prova, o tempo virou e enfrentamos rajadas que ultrapassavam os 20 nós", contou o comandante Torben Grael.
 

Por conta do rating, nesta segunda deve ser anunciado o vencedor da Santos-Rio no tempo corrigido. Esta foi a segunda prova consecutiva de longo percurso que o Magia V/Energisa é o Fita Azul. No início deste mês, o barco foi o primeiro a cruzar a linha de chegada da tradicional Recife-Fernando de Noronha, com 300 milhas náuticas. A tripulação concluiu o percurso em aproximadamente 35 horas.