Regata Volta ao mundo apresenta veleiro menor e mais barato

Fonte: Sobre as Águas

A Volvo Ocean Race decidiu, pela primeira vez, estipular uma classe one-design. Diferente de outros anos, quando cada equipe tinha liberdade de contratar seu próprio projetista e fazer pequenas mudanças, agora todos os barcos são iguais, menores (65 pés no lugar de 70) e mais baratos. O primeiro dos veleiros de 65 pés que irão disputar as próximas duas edições da Regata Volta ao Mundo finalmente vai para a água. Vestindo as cores da equipe SCA, o novo barco vai deixar o estaleiro Green Marine nesta segunda-feira, dia 23 de setembro.

 

Projetado pela Farr Yacht Design e construído por um consórcio de quatro estaleiros na Europa - Green Marine no Reino Unido, Decision, na Suíça, Persico, na Itália e Multiplast, na França - o barco vai passar por testes na terça-feira em que a sua navegabilidade sob as condições mais traiçoeiros será examinada. A primeira velejada deve acontecer na quarta-feira.

É a primeira vez na história de 40 anos da Whitbread/Volvo Ocean Race que temos uma classe one-design. A mudança vai colocar ainda mais ênfase na qualidade dos tripulantes, e não nos barcos. O time vai levar o barco para mar aberto em sua viagem de entrega, partindo de Southhampton até a base de treinamento da SCA, nas Ilhas Canárias.