Descoberto naufrágio histórico na costa da República Dominicana
Fonte: Divemag
Uma equipe de caça tesouros da Flórida descobriu um velho navio de 450 anos que naufragou ao largo da costa da República Dominicana, é a maior carga de talheres de estanho do século já descoberta, e isso não é tudo.
O navio também estava carregando artefatos únicos e valiosos, incluindo algumas moedas de prata espanholas extremamente raras datadas do final de 1400 até meados de 1500 e vários artefatos de ouro também.
Mergulhadores da “Anchor Research and Salvage” (a Global Marine Exploration, Inc. company), trabalhando com a Fundação Punta Cana descobriram os destroços e estão trabalhando na recuperação dos artefatos, dos quais 75% serão em breve apresentados nos Museus da República Dominicana.
A Anchor está cuidadosamente escavando o local do naufrágio sob contrato com a divisão do Patrimônio Cultural Subaquático do Ministério de Cultura Dominicana.
A coleção de estanho irá re-escrever os livros de história, com muitas marcas de fabricantes estampadas no estanho que nunca foram vistos antes. A coleção é composta de muitos exemplos, incluindo pratos , travessas, saleiros e garrafões em vários tamanhos e estilos. O estanho sozinho já vale milhões, acrescente a isso os itens de ouro, moedas de prata e outros artefatos da época dos conquistadores e você terá um vislumbre da importante descoberta histórica.
A Anchor também terminou o levantamento de uma área no sudoeste da costa da República Dominicana em que se encontravam numerosos naufrágios desconhecidos que estão atualmente sob investigação e recuperação. O notável arqueólogo e pesquisador de naufrágios, Sir Robert Marx estima que há vários bilhões de dólares no sul dessa zona costeira, e três vezes essa quantia em futuras áreas de exploração.
Mais informações disponíveis em www.gmexploration.com