Jean-Pierre Dick e Loïck Peyron vencem a Barcelona World Race

 

Por Flavio C. D'Almeida
Da redação

Foto: Divulgação
Os franceses deram a volta ao mundo em menos de 94 dias

O Virbac-Paprec 3 cruzou a linha de chegada as 7h20 (horário de Brasília) da manhã desta segunda-feira, completando assim as 25200 milhas náuticas (nm) da Barcelona World Race (BWR) depois de 93 dias 22 horas e 20 minutos, com uma média de velocidade de 11,18 nós.

Esta é a segunda vitória do francês Jean-Pierre Dick, de 45 anos, na BWR. Na edição inaugural, em 2007-08, ele o irlandês Damian Foxall foram os vencedores. Para Loïck Peyron, 51, esta é mais uma conquista importante em sua vitoriosa carreira. Ele já havia sido 2º colocado na edição inaugural da Vendeé Globe, em 1989-90, e na The Race em 2000.

Apesar de terem feito duas rápidas paradas técnicas, uma no Brasil e uma na Nova Zelândia somando 63 horas, a circunavegação dos franceses foi quase impecável. Desde o início da prova eles estiveram entre os primeiros barcos, e a partir do dia 23 de janeiro, não saíram mais da liderança.

"Algumas imagens desta volta ao mundo jamais sairão da minha cabeça. Como no Cabo Horn. Eu jamais tinha estado tão perto dele. A Patagônia é mágica. Esse foi meu momento mais especial", declarou Dick imediatamente após terminar a prova, ainda no barco.

"O sucesso vem da verdadeira coesão – e nós nos complementamos nesse sentido. Para circunavegar o globo em dupla você tem realmente que confiar na outra pessoa. E o sucesso é também uma questão de ter um bom equipamento aos seus pés", completou Peyron.

A próxima embarcação a chegar em Barcelona deve ser o Mapfre, dos espanhóis Martínez e Fernández. Eles estão há menos de 200 nm da linha de chegada.

A Barcelona World Race é uma regata de circunavegação do globo, sem paradas, em duplas, a bordo de monocascos da classe Imoca 60. Começa e termina em Barcelona seguindo pelos mares do hemisfério sul. A largada foi no dia 31 de dezembro de 2010.

Clique aqui para acessar o site oficial da Barcelona World Race.