Movimentação de navios no rio Jacuí é retomada após interdição

Do R7

A SPH (Superintendência de Portos e Hidrovias) retomou, nesta terça-feira (26), a recolocação do balizamento dos sinais náuticos – boias e faroletes – no trecho que liga Porto Alegre a Triunfo, entre o rio Jacuí e o Terminal Santa Clara, em Triunfo. Ainda na segunda-feira (25), a SPH conseguiu liberar a navegação nos canais Cristal, Porto Alegre e Navegantes, até o Terminal Gravataí, na divisa da Capital com Canoas.

Os 12 quilômetros de hidrovia foram interditados a partir do final da manhã de domingo (24) pela Marinha do Brasil, devido à movimentação em razão da forte correnteza registrada no rio Guaíba após a enxurrada da semana passada.


Pelos menos 38 equipamentos, entre boias e faroletes, saíram dos pontos de localização. Sem os sinalizadores, o canal navegável ficou sem identificação do trecho seguro para passagem das embarcações. A maioria dos sinais ficou encalhada em um ponto do Canal do Cristal. 

De acordo com o superintendente de Portos e Hidrovias, Vanderlan Vasconselos, o alerta sobre os riscos de a navegação ser prejudicada com a cheia do Guaíba foi dado na sexta-feira (22), quando a boia de 27 cruzou pelo Cais Mauá. Já o diretor de Hidrovias, Pedro Obelar, destacou que enchentes dessa magnitude sempre danificam o balizamento.

De acordo com Obelar, anualmente há o lançamento indevido de aproximadamente 1 milhão de metros cúbicos de sedimentos nos mananciais.

- As enchentes são motivo de preocupação, pois depositam de uma só vez um volume muito elevado, agravando a situação.

O volume de lixo é tão grande que ficou acumulado junto ao casco do navio mercante Frota Argentina, também conhecido como “Gigante do Aço”, que está atracado no Cais Mauá. A cena chama a atenção de funcionários da SPH.