Quinteto fantástico na Maxi Yacht Rolex Cup
Assessoria Rolex Maxi Yacht
A Maxi Yacht Rolex Cup 2011 terminou de maneira emocionante com a conclusão do programa de regatas para todas as classes. Durante uma semana, 46 barcos entre 18 e 45 metros correram as regatas em Porto Cervo, na costa da Sardenha. Os campeões deste ano em cada classe são: Campeonato Mundial Rolex de Mini Maxi: Rán 2, de Niklas Zennström (GBR); Maxi Racing: Highland Fling, de Sir Irvine Laidlaw (MON); Maxi Racing/Cruising: DSK Pioneer Investments, de Danilo Salsi (ITA); Supermaxi: Nilaya, de Filip Balcaen (GBR); Wally: Y3K, de Claus-Peter Offen (ALE).
No último dia, os Mini Maxi e Wally disputaram duas regatas curtas de barlasota, de sete milhas cada, enquanto os Supermaxi, Maxi Racing e Maxi Racing/Cruising correram uma regata costeira de 24 milhas náuticas.
Rán 2 repete o título
Depois de um começo arrasador, já era de se prever. No início da semana, o Rán 2 conquistou três de suas quatro vitórias na Sardenha e deixou bem claro que veio para o título. E que excelente mês para essa equipe formada apenas por profissionais e que, há três semanas conquistou o bicampeonato da desafiadora Rolex Fastnet Race. O Rán 2 está implacávael. Seus três principais rivais: Alegre (GBR), Shockwave (USA) e Jethou (GBR) tiveram seus momentos de brilho, mas nunca chegaram a ameaçar de verdade o reinado do Rán.
A tripulação de Zennström, co-fundador do Skype, chegou a Porto Cervo com um único objetivo: “Nós viemos aqui defender nosso título e conseguimos uma sequência muito boa, velejando bem mesmo sob pressão. Chegamos no último dia com uma vantagem confortável, portanto sabíamos que só precisávamos velejar bem e evitar cometer qualquer erro bobo". A tripulação do Rán 2 gostou do desafio extra imposto pelas condições temperamentais do tempo na Sardenha: "Este lugar é fantástico, você sempre tem tempo bom aqui em Porto Cervo. Foi um pouco difícil com o vento Mistral antes de dois dias de bons ventos e as condições mais fracas de ontem. A comissão de regatas fez um excelente trabalho organizando tudo", conclui Zennström. A temporada ainda não terminou para o Rán 2 – eles devem voltar às regatas oceânicas offshore com a Rolex Middle Sea Race, no próximo mês.
Na reta final
Na Maxi Racing division, tudo se resumiu a dois iates e um único tema: velocidade. O veleiro esloveno de 100 pés Esimit Europa 2, de Igor Simcic é maior e mais rápido que o Highland Fling, o Wally híbrido de 82 pés de Sir Irvine Laidlaw. A questão era se o Esimit Europa 2 poderia abrir uma vantagem suficiente para vencer o Laidlaw no tempo corrigido. Durante toda a competição, segundos separavam os dois concorrentes no tempo corrigido.
Na regata decisiva, a tripulação de Simcic fez uma largada fantástica, saindo já com uma grande vantagem. No entanto, no decorrer da regata, as condições foram favorecendo o barco mais leve e o Esimit Europa 2 acabou chegando com uma vantagem de apenas 13 minutos sobre o adversário. Cálculos feitos, e dessa vez a vitória foi decidida não por segundos, mas por quatro minutos de vantagem para o barco menor. Laidlaw estava eufórico: “O Esimit Europa 2 é um adversário sério, muito bem tripulado e, para nós, vencê-los é uma grande sensação, depois de não ter chegado nem perto disso no ano passado. Ganhar do Esimit é muito difícil mesmo, eles têm 20 pés a mais e uma quilha basculantes, mas com um grande trabalho da tripulação e boas escolhas de vela, nós conseguimos!".
Por um fio
Depois da dramática colisão entre os iates italianos Kora 5 e Illusion of the Isles, durante a pré-largada da sexta-feira, a Maxi Racing/Cruising division viu mais um drama, desta vez na definição do campeão. O Aegir 2, 82 pés de Brian Benjamin estava empatado em pontos com o Swan 90 DSK Pioneer Investments de Danilo Salsi, mas com uma pequena vantagem por ter vencido duas regatas contra uma do DSK. Foram para a raia sabendo que o vencedor da regata levaria o título.
O DSK começou com uma largada melhor, mas o Aegir 2 acabou tomando a dianteira durante a regata de percurso. Ao se aproximar de Monaci, o DSK subiu sua enorme code zero, que até então não havia sido usada nesta semana, e começou a reduzir a diferença. As coisas se complicaram ainda mais para o Aegir 2 quando ele ficou preso no tráfego provocado pelo maior iate inscrito na competição o alemão Saudade, de 148 pés. A regata não poderia ter sido mais apertada e a tensão era máxima.
Em terra, após a chegada, cada equipe fez seus cálculos, mas era impossível ter segurança sobre quem era o vencedor. Quando os resultados oficiais chegaram, o DSK foi confirmado como vencedor, por apenas cinco segundos. Como é costume em tais situações, Salsi foi lançado na água por uma tripulação esfusiante. "Há dois anos, nós perdemos esta mesma regata no tempo real por um segundo, o sentimento é excelente com a vitória de hoje", explicou o proprietário do DSK. "O Aegir é mais rápido no vento de popa, então tivemos que dar o nosso máximo no contravento e fizemos tudo o que era possível buscando essa vitória. Essa tripulação fez muitas regatas juntas nos últimos 10 anos, pelo mundo todo, e nós conhecemos o barco muito bem." Um final feliz para uma tripulação cuja base fica em Porto Cervo.
Alegria de estreante
O iate belga Nilaya, de 112 pés, era um dos estreantes na forte classe dos Supermaxis, na qual correram nove barcos. Com uma semana muito boa, vencendo quatro regatas e nunca terminando abaixo de quarto, o Nilaya venceu de maneira incontestável, com 14 pontos de vantagem sobre os rivais mais próximos, o Visione e o Hetairos.
"Foi uma semana muito interessante", reflete o proprietário Filip Balcaen, que timoneou o barco. "Durante a primeira metade estava ventando muito e foi um pouco difícil. Os barcos maiores de nossa flotilha velejaram mais conservadoramente, e nós fizemos muito bem tanto nos ventos fortes do começo da semana como nos ventos mais fracos. O sucesso sempre traz felicidade, e é a segunda vez que isso acontece conosco aqui, que vencemos a Rolex Swan Cup cinco anos atrás."
Triunfo triplo
O Y3K fez história, vencendo entre os Wally pelo terceiro ano consecutivo e pela quarta vez em sete anos. Uma conquista extraordinária para a tripulação de Claus-Peter Offen, que encontrou pela frente grandes oponentes. Depois de duas vitórias seguidas, parecia que o último dia seria tranquilo para os alemães. No entanto, problemas sérios com a vela balão complicaram muito o dia e o Y3K terminou com um terceiro e um sexto nas duas barlasotas finais. Foi o suficiente para que o italiano Indio, de Andrea Recodati assustasse, mas no final, vitória dos alemães por uma apertada vantagem de dois pontos. "É muito bom chegar à terceira vitória seguida", conta Offen, "em 2009, vencemos por uma vantagem maior, no ano passado foi apertado e neste ano mais apertado ainda. Apesar de nossos problemas hoje, com a queda da vela balão, nós tínhamos uma certa vantagem dos dias anteriores, que foi suficiente. O título veio porque temos um bom barco, tripulação, experiência e – mais uma vez – mantivemos nossa sorte."
Momentos premiados
Os troféus foram conferidos aos campeões em uma cerimônia no Yacht Club Costa Smeralda (YCCS). Os vencedores das quatro classes Rán 2, Y3K, DSK Pioneer Investments, Nilaya mais o melhor racer/cruiser no Mundial Rolex de Mini Maxi, o All Smoke, do alemão Gunter Herz, foram presenteados com um Rolex Yacht Master. Além deles, o vencedor do Campeonato IMA Rolex, Andres Soriano, do veleiro Alegre, recebeu um Rolex Submariner.A Maxi Yacht Rolex Cup é organizada pelo Yacht Club Costa Smeralda, juntamente com a International Maxi Association (IMA) e o patrocinador Rolex.Pelo menos quatro dos veleiros presentes em Porto Cervo já começaram a se preparar para a Rolex Middle Sea Race (de 22 a 29 de outubro). Para mais detalhes sobre esta regata de 606 milhas náuticas.