Etapa italiana do Extreme Sailing Series se aproxima
William Saab - Excom
A sexta etapa do Extreme Sailing Series, em Trapani está chegando. A bela ilha da Sicília irá abrigar a etapa pelo segundo ano consecutivo e as expectativas são grandes após a primeira edição, que foi repleta de emoções. “As belezas de Trapani estão entre as cenas mais espetaculares em que eu já naveguei. As pessoas estão animadas com a chance de uma boa recepção aqui. Acredito que os dias serão de muito vento, visto que no ano passado foi assim. Esperamos chegar em boa forma para competir bem”, disse Max Sirena, capitão da Luna Rossa.
O time italiano está ansioso para garantir vitória na segunda etapa do campeonato. Até agora, cada etapa foi vencida por uma equipe diferente: Groupe Edmond de Rothschild, em Muscat; Luna Rossa, em Qingdao; Artemis Racing, em Istanbul; Emirates Team New Zealand, em Boston e na Aberdeen Asset Management Cowes Week, no Reino Unido, a Luna Rossa esteve perto da vitória, mas perdeu nos momentos finais o The Wave Muscat, liderados pelo velejador olímpico Leigh McMillan. A Luna Rossa apenas um ponto atrás do Emirates Team New Zealand, que lidera a classificação. O time francês Groupe Edmond de Rothschild, em terceiro, está a 4 pontos do líder, provando que ainda há muito jogo.
Os italianos terão não apenas um, mas dois times para torcer, Alberto Barovier, capitão do Niceforyou diz: “Primeiramente estamos em casa porque somos italianos. Trapani é um lugar que te deixa muito à vontade e a multidão está sempre muito perto dos confrontos. Mal podemos esperar por essa etapa”.
O Race Village da sexta etapa abrirá no dia 14 de setembro, proporcionando muitas atividades com stands promocionais e musica todos os dias. A principal emissora da Itália, RAI TV, irá transmitir ao vivo do local as competições dos dias 17 e 18. Além do mais, feeds de notícias estarão disponíveis no site com informações a respeito das corridas.
Juntando-se à competição nas próximas três etapas, estará o mais bem sucedido atleta olímpico Bem Ainslie, que chega como capitão do Oman Air, de modo que os britânicos poderão assistir de perto como ele irá se sair.
Ainda, 50 crianças irão navegar antes da competição de modo a abrir as portar do circuito para novos velejadores. Outra iniciativa é o “Sea of Opportunity” que proporcionará maior contato dos participantes com marcas italianas, aumentando a visibilidade de ambos.
A etapa de 2011 em Trapani promete levar adrenalina a quem estiver no estádio. Chineses testemunharam quatro capotamentos em um dia de condições complicadas. Em Istanbul, clima parecido resultou na colisão das equipes Alinghi e Team Extreme, causando o fim da corrida. Em Cowes, problemas similares também foram registrados. O que se pode esperar para Trapani ninguém sabe, mas as condições de 2010 foram suficientes para levar ao expectador uma fantástica etapa.
Extreme Sailing Series 2011
Classificação geral após 5 etapas
Posição / Equipe / Pontos
1- Emirates Team New Zealand 44 pontos
2- Luna Rossa 43 pontos
3- Groupe Edmond de Rothschild 40 pontos
4- Artemis Racing 38 pontos
5- The Wave, Muscat 38 pontos
6- Red Bull Extreme Sailing 36 pontos
7- Alinghi 33 pontos
8- Oman Air 22 pontos
9- Team GAC Pindar 13 pontos
10- Niceforyou 12 pontos
11- Team Extreme 11 pontos