Equipe conclui instalação do primeiro de 22 tubos de rede de esgoto do Pisa na Capital
Fonte: Zero Hora
Depois de sete horas de operação, foi concluída, na noite de sábado, a instalação do primeiro tubo do emissário subaquático do Projeto Integrado Socioambiental (Pisa). O transporte do cano do Estaleiro Só até o ponto em que seria submerso, próximo à orla de Ipanema, começou por volta das 13h30min. O afundamento da estrutura levou em torno de duas horas e se encerrou perto das 20h30min.
Segundo o coordenador do Pisa, o engenheiro Valdir Flores, o próximo tubo deve ser instalado no começo de outubro, mas a preparação do material já iniciará nesta segunda-feira. Para a próxima operação, a ideia é deslocar a tubulação do Estaleiro Só até a estação de tratamento na Serraria um dia antes do afundamento e, a partir deste ponto, deslocá-lo ao local submersão.
O emissário subaquático ligará a Estação de Bombeamento de Esgoto (EBE) Cristal, construída próxima ao BarraShoppingSul, à Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Serraria. Serão 22 tubos submersos no leito do Guaíba em um percurso de aproximadamente 10 quilômetros. Cada cano receberá mais de cem contrapesos que o manterão fixados no fundo do curso d'água.
A nova rede deve ampliar de 27% para 77% o volume de esgoto tratado em Porto Alegre.