Marinha do Brasil integra a Força Tarefa-Marítima no Líbano
Fonte: Marinha do Brasil
A Fragata “União” suspendeu no dia 06 de outubro, da Base Naval do Rio de Janeiro (BNRJ), para integrar a Força Tarefa-Marítima (FTM) da Força Interina das Nações Unidas no Líbano (UNIFIL). O navio fará parte de um grupo multinacional composto por três navios da Alemanha, dois da Índia, um da Grécia, um da Indonésia e um da Turquia.
A tripulação da Fragata é composta por 203 militares, acrescida de 14 militares do Destacamento Aéreo Embarcado, 15 fuzileiros do Destacamento de Fuzileiros Navais e 9 mergulhadores do Destacamento de Mergulhadores de Combate.
O Brasil teve sua participação na UNIFIL aprovada pela Câmara dos Deputados em dezembro de 2010. A missão foi criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1978 para certificar a retirada das tropas israelenses do território libanês. No dia 29 de setembro, o Congresso Nacional autorizou a Marinha do Brasil enviar uma Força-Tarefa composta por um navio, uma aeronave e até 300 militares para integrar a FTM.
Atualmente, a UNIFIL conta com a participação de 35 países, incluindo o Brasil, e mobiliza cerca de 12 mil militares e policiais, além de mil funcionários civis. A FTM é Comandada pelo Contra-Almirante Luiz Henrique Caroli. Na despedida do navio, estiveram presentes familiares e amigos dos militares embarcados.
A Fragata “União” passará por Recife (PE), Las Palmas (Espanha) e Nápoles (Itália), antes da chegada ao Líbano, e o retorno ao Rio de Janeiro está previsto para junho de 2012.