Vem aí a Regata Santos – Ilhabela 2011

Fonte: Prefeitura de Ilhabela

Uma das mais tradicionais regatas de longo percurso já tem data marcada: 21 de outubro. Trata-se da emocionante Regata Santos-Ilhabela 2011, que movimenta as flotilhas das duas cidades litorâneas.

Para os competidores, o evento tem início na quinta-feira (20/10), às 20h, onde acontecerá um “Jantar de Confraternização” na sede do Iate Clube de Santos. Na sexta-feira (21/10), às 13h, será dada a largada para a regata, na Baía de Santos. A chegada será em frente ao píer da Vila, em Ilhabela.

Estão convidados para a regata os barcos das classes ORC Club, RGS, Multicasco e REVEC (Regra para Velejadores de Cruzeiro). A “Cerimônia de Premiação e Confraternização será realizada no sábado (22/10), às 20h, na sede da Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação, em Ilhabela.

Os barcos competidores elegíveis poderão se inscrever, solicitando a ficha de inscrição pelo email nautica@ilhabela.sp.gov.br ou esportes@ilhabela.sp.gov.br ou ainda pelo fax (12) 3896-6737. Em Santos, as inscrições poderão ser feitas na Secretaria Náutica do Iate Clube de Santos. As inscrições terão valor de R$ 40 por tripulante.

Mais informações podem ser obtidas na Secretaria Náutica do Iate Clube de Santos pelo telefone (13) 3348.4000 ou pelo email (nautica@icsantos.com.br).

Em Ilhabela, informações na Diretoria Náutica da Prefeitura de Ilhabela pelos telefones (12) 3896.5330 ou 12 3896.1765. Um dos destaques será a largada, que está prevista para ser realizada em paralelo à também tradicional regata Santos-Rio.

A Regata Santos-Ilhabela é promovida pelas prefeituras de Ilhabela e Santos com apoio do Iate Clube de Santos, Clube Internacional de Regatas de Santos e Capitania dos Portos de São Paulo.

Sobre a regata

A Regata Santos-Ilhabela foi retomada em 2009, após 25 anos sem ser realizada. Esta foi uma das conquistas do prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci e do então diretor náutico, Edmar Alves, que em parceria com o prefeito de Santos, João Paulo Tavares Papa, concretizaram sua realização.

Em 2009, o fita-azul da competição foi o veleiro Sony/Handycam, sendo que a regata teve largada em Santos e chegada em Ilhabela. Em 2010, a regata teve o percurso invertido (Ilhabela-Santos), onde em função do vento fraco, parte dos veleiros não conseguiu completar o percurso.

Em 2011 a previsão é de que o evento volte com força total, com grande número de participantes, em especial da classe Revec. “Cada vez mais incentivamos os esportes náuticos, desde as escolinhas esportivas até os eventos que movimentam a cidade. Ilhabela é a Capital Nacional da Vela”, enfatiza o prefeito Toninho Colucci. “Queremos cada vez mais fortalecer esta regata que reúne os principais velejadores de cruzeiro do país”, completou o secretário de Esportes, Lazer e Recreação, vice-prefeito Nuno Gallo.