Veleiro Puma fora da 1ª etapa da VOR após acidente perto do RS
Fonte: Revista Náutica Online
O veleiro Puma Ocean Racing Powered by Berg retirou-se oficialmente da primeira etapa da Volvo Ocean Race 2011-12. A equipe americana teve que interromper a competição, depois que o mastro do barco quebrou.
O acidente aconteceu no Atlântico Sul por volta das 15h UTC de ontem (três horas a menos no Brasil). Faltavam cerca de 2.150 milhas náuticas (3.870 quilômetros) para a equipe chegar à Cidade do Cabo, África do Sul, onde está a linha de chegada desta primeira etapa iniciada no último dia 5 em Alicante, Espanha.
Os tripulantes nada sofreram e seguem a bordo do Puma para a Ilha Tristão da Cunha, a menos de 700 milhas náuticas (1.260 quilômetros) de onde ocorreu a quebra. O capitão Ken Read informa que eles seguem com uma vela carangueja e motor em rotação muito baixa. Segundo ele, pior que desistir desta etapa é não ter chance de fazer a próxima.
"Nós pensamos que, sacrificando pontos nesta primeira etapa, temos a chance de realmente ganhar pontos na segunda e na In-Port Race. Então, esse é o nosso objetivo”, explicou Read.
O mastro do Puma quebrou quando o veleiro estava na segunda posição, apenas 31 milhas (60 quilômetros) atrás do líder Telefónica. O veleiro espanhol se mantém em primeiro na regata de volta ao mundo, agora seguido apenas pelo Camper with Emirates Team New Zealand e o francês Groupama Sailing Team.
A causa da quebra do mastro ainda é desconhecida. O mesmo aconteceu com o Abu Dhabi Ocean Racing, só que horas depois da largada. Também horas depois de deixar Alicante, o Team Sanya teve que abandonar a primeira etapa da Volvo Ocean Race, com problemas no casco.