Soto40 é reconhecida pela ISAF

Fonte: Juampa Cadario

A classe Soto40 foi finalmente reconhecida pela ISAF na última reunião anual da federação em San Juan de Puerto Rico, realizada entre 3 e 13 de novembro.


Pablo Ferrer, chefe dos Medidores da classe, explica como se deu o pedido: “A parte mais difícil será a adequação das regras de classe atuais ao formato de regras de classe padrão que tem a ISAF. A ISAF exige a as classes que aspiram reconhecimento que publiquem as regras seguindo esse padrão, assimilando regulamentos da ISAF."

 

"Quando a classe decidiu obeter o status de classe reconhecida pela ISAF se iniciou o processo de "reescritura" das regras das regras . Posteriormente foi enviada toda a documentação exgida. Durante a reunião anual da ISAF diferentes comitês revisaram esta documentação e mandaram as suas recomendações ao conselho que tomaria a decisão. Eles concederam que a S40 teria status provisório de Classe até maio de 2012. Até lá as recomendações serão revistas pelo comitê para correção dos regimentos da classe", disse Ferrer.

O representante da flotilha no Chile, Jorge Araneda,  :

“O reconhecimento da ISAF para nossa classe foi correto, já que ela já pode ser considerada mundial. Isso nos dá esse aval. O S40 não foi concebido só para ser navegado na nossa região e sim no mundo.

Agora, em, particular para a flotilha chilena, que hoje é a mais numerosa de todas, fica a certeza que escolhemos este barco para deixar a nossa vela mais competitiva. Dado que estamos reconhecidos pela ISAF poderemos efetivamente fazer um Mundial, o primeiro Mundial. Estamos trabalhando a toda máquina e juntamente com o Clube Náutico Oceánico para que primero o Mundial seja realmente Mundial e resulte em um êxito. Queremos receber e tratar como reis os nossoss competidores e visitantes de todo el mundo, e difundir amplamente esta classe e este maravilhoso esporte”, vibra Araneda.

Mais detalhes sobre a reunião no site da ISAF.