Veleiro Groupama é o novo líder da segunda etapa da Volvo Ocean Race

Equipe chinesa Sanya suspendeu participação na etapa na manhã desta terça-feira

Da Redação da www.nautica.com.br
Com informações do site da VOR

Foto: Yann Riou / Groupama Sailing Team
Groupama mostra clara vantagem em relação aos outros participantes

O veleiro francês Groupama 4 é o novo líder da segunda etapa da Volvo Ocean Race. O barco comandado por Franck Cammas assumiu a ponta na manhã desta terça-feira e, às 11 horas ((horário UTC, Universal Coordinated Time, três horas a menos no Brasil), mostrava uma clara vantagem sobre o resto da flotilha.

OGroupama, posicionado a leste, conseguiu assumir a liderança de forma confortável e continua desfrutando de um bom vento. Os outros quatro barcos, em meio a uma depressão tropical a oeste, enfrentam ventos contrários que podem acompanhá-los pelos próximos dias.O próximo desafio da flotilha será enfrentar a travessia da Doldrums (Zona de Convergência Intertropical) nos próximos dois dias. Essa travessia deve acontecer mais próxima à extremidade oriental do fenômeno, já que os barcos terão que mudar o rumo para fugirem da ameaça de pirataria.

Enquanto isso, o Volvo Open 70 Sanya chegou ao sudeste de Madagascar, onde a tripulação se reunirá co a equipe de terra e especialistas para reparar o mastro, danificado na manhã de ontem (segunda-feira), horas após o veleiro chinês ter assumido a liderança. A equipe suspendeu a participação na regata às 8 horas (horário UTC) da manhã desta terça-feira. A segunda etapa da Volvo ocean Race partiu da Cidade do Cabo, na África do Sul, e segue para Abu Dhabi, nos Emirados Árabes.

 


Classificação provisória da segunda etapa da Volvo Ocean Race:

1º - Groupama Sailing Team (Franck Cammas)
2º - Team Telefónica (Iker Martínez), +17,5 milhas
3º - Puma Ocean Racing (Ken Read), +28,1 milhas
4º - Camper with Emirates Team New Zealand (Chris Nicholson), +30,8 milhas
5º - Abu Dhabi Ocean Racing (Ian Walker), +123,6 milhas
- Team Sanya (Mike Sanderson), regata suspensa