Lançado o Atlas Geográfico das Zonas Costeiras e Oceânicas do Brasil

 

Por Nomar online

No auditório do Centro de Jogos de Guerra da Escola de Guerra Naval, no Rio de Janeiro (RJ), ocorreu em dezembro o lançamento do Atlas Geográfico das Zonas Costeiras e Oceânicas do Brasil. O Atlas é voltado para a difusão, entre os estudantes e o público em geral, de informações e conhecimentos atualizados sobre o litoral brasileiro, e aborda as dimensões histórica, demográfica, econômica, social, cultural e natural.

A publicação tornou-se realidade a partir de uma ideia concebida pela Comissão Interministerial para os Recursos do Mar (CIRM), desenvolvida em conjunto com a Coordenação de Geografia da Diretoria de Geociências do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O propósito é incentivar a sociedade a pensar, conhecer e valorizar o uso racional da biodiversidade e dos recursos minerais e energéticos presentes nas águas oceânicas, solo e subsolo marinhos, que constituem parte fundamental do desenvolvimento socioeconômico e da sustentabilidade ambiental do País.

O Atlas apresenta, ainda, a evolução da distribuição da população pelo território e os padrões de ocupação do litoral, tratando de temas socioeconômicos e suas relações com os ambientes costeiros: população, turismo, balneabilidade, recursos pesqueiros, estrutura portuária, logística do petróleo e áreas de preservação e proteção ambiental.

A cerimônia contou com a presença do Comandante da Marinha, Almirante-de-Esquadra Julio Soares de Moura Neto, e da Presidente do IBGE, Wasmália Bivar.