Princesa Sofia: Fernanda Oliveira e Ana Barbachan treinam na Espanha

Fonte: Final Comunicação

“Um evento bastante duro”. Com estas palavras a velejadora Fernanda Oliveira resume seu próximo compromisso: o Trofeo Princesa Sofia, que será disputado a partir da próxima semana em Palma de Mallorca, Espanha. Realizado durante a primavera européia, o campeonato é o primeiro da ISAF Sailing World Cup e reúne participantes de todos os continentes. Neste ano, com número recorde de inscrições, o evento conta com mais de 150 barcos, 37 técnicos e 250 atletas, divididos entre as classes Laser Radial, Laser Standart, 49er e 470.

_MG_7847hda

O grande número de competidores se justifica pela importância da competição frente à aproximação dos Jogos Olímpicos. Enquanto os atletas garantidos no maior evento esportivo mundial visam um treinamento de luxo entre os melhores de cada classe os demais ainda lutam para garantir uma vaga na seleção olímpica de seus países. Este é o caso de Fernanda que, ao lado da proeira Ana Barbachan, entrará na competição com a meta de conquistar uma vaga na Seleção Brasileira de Vela visando Londres 2012.

Fernanda e Ana estão com o mesmo número de pontos que a dupla Martine Grael e Isabel Swan, que obteve melhor resultado no Mundial de Perth, primeira etapa da seletiva olímpica brasileira. Fernanda e Ana venceram em fevereiro a Pré-Olímpica de Vela, segunda etapa da classificatória do país. Dessa maneira, o Trofeo Princesa Sofia será decisivo como desempate para as tripulações.

“O Trofeo exigirá todas as nossas forças! Estamos concentradas nisso”, disse Fernanda, 15 vezes campeã brasileira.

Fernanda e Ana, que em 2010 conquistaram o 4º lugar no Trofeo Princesa Sofia, estão trabalhando em Palma de Mallorca desde o último dia 8, ajustando o barco e treinando na água. As duas preferiram viajar para o local com bastante antecedência para que pudessem se adaptar melhor a raia que irão competir. As regatas iniciam na próxima segunda-feira, dia 2 e seguem até o dia 7, sábado.

Fernanda Oliveira e Ana Barbachan contam com o patrocínio de Sul America, Olympikus, Bradesco e CPFL.

Obs: Foto da dupla em anexo – Crédito: Fred Hoffmann.