Jovem sobrevive após passar quase um mês à deriva no Pacífico
Fonte: Revista Náutica Online
O jovem Adrian Vasquez, de 18 anos de idade, saiu do Panamá no final de fevereiro para pecar com dois amigos. Quando o trio retornava com o barco cheio de peixes, o motor falhou no dia 24 daquele mês. No último domingo, 26 dias depois, apenas Adrian foi encontrado nas proximidades das ilhas Galápagos, a mais de mil quilômetros de onde os três haviam saído.
Nos primeiros dias à deriva no barco de três metros de comprimento, os jovens ainda tinham comida e água, mas os peixes estragaram depois que o gelo derreteu. Oropeces Betancourt, de 24 anos, parou de comer e beber após duas semanas e morreu dia 10 de março. Três dias depois, seu corpo foi jogado no mar. Fernando Osório, de 16 anos, morreu no dia 15 de março e seu corpo também foi jogado ao mar três dias depois.
O capitão da guarda costeira do Equador, Hugo Espinosa, que socorreu Vasquez, conta que o rapaz já estava quase morto, quando a chuva do dia 19 de março permitiu que ele enchesse quatro galões de água. Vasquez teria passado mais cinco dias comendo peixe cru até ser avistado por um barco pesqueiro, que avisou a Guarda Costeira.