Campeões do Warm Up querem repetir desempenho na Rolex Ilhabela Sailing Week

Fonte: ZDL

As principais equipes de vela oceânica das classes C30, HPE, ORC e BRA-RGS encerraram neste domingo (3) um teste de luxo para a Rolex Ilhabela Sailing Week, considerada a maior competição oceânica da América Latina. A Copa Suzuki Jimny reuniu 58 veleiros no Yacht Club de Ilhabela (YCI) para a segunda etapa do campeonato, chamada de Warm Up. Todos os que participaram do tradicional ‘aquecimento’ levaram informações importantes da raia, testaram equipamentos e entrosaram os tripulantes visando o evento de julho.

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Neste domingo de céu azul e termômetros na casa dos 27 graus, os ventos não apareceram e os resultados do dia anterior foram mantidos. E o campeão da ORC foi o antigo Touché, hoje batizado de Tomgape (Ernesto Breda). Na BRA-RGS A, o título ficou com o Jylic II (Martin Bonato). Na subdivisão B, o vencedor foi o Asbar II (Sérgio Keplacz), na C o Ariel (Luis Pimenta) e na Cruiser, o Helios II - Hospital Sírio Libanês (Marcos Lobo) levou o ouro com 100% de aproveitamento. Entre os barcos de one-design, os campeões foram Relaxa Next (Roberto Mangabeira) e Loyal (Marcelo Massa) nas classes HPE e C30.

"O sucesso da competição demonstra o trabalho de equipe que a organização tem. O Circuito Ilhabela está consolidado e com vida própria. Isso é muito importante, já que a vela precisa funcionar o ano todo", explica José Nolasco, diretor de vela do YCI.

A Copa Suzuki Jimny teve início em março com a primeira etapa. Depois do Warm Up, os barcos voltam a se enfrentar no litoral norte paulista em setembro (22, 23, 29 e 30) e decidem os campeões no geral entre 24 e 25 de novembro e 1 e 2 de dezembro.

 

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Domínio na ORC - O nome mudou, mas a tripulação e os resultados não. Mesmo com a evolução das equipes na ORC, o Tomgape (Ernesto Breda) segue como o bicho papão de títulos. O objetivo foi alcançado e a equipe está pronta para defender o bicampeonato da Rolex Ilhabela Sailing Week.

"São 13 anos correndo juntos e isso ajuda no entrosamento. Além disso, nós treinamos muito. A tendência é que as regatas fiquem mais apertadas, já que os concorrentes estão se preparando bem para as competições. Nas últimas regatas percebemos isso", adianta Carlos Biekarck, tático do Tomgape.

Tembó Guaçu (André Omati) e Orson/Mapfre (Carlos Eduardo Souza e Silva) completaram o pódio na classe ORC, chamada de categoria dos barcos grandes. Além disso, os adversários prometem tentar acabar com o domínio do Tomgape nas regatas de julho.

"Estamos pegando entrosamento e conhecendo o barco, que é novo e difícil de velejar. O objetivo é sempre chegar na frente e a nossa referência é o Tomgape", conta Cássio Elias, trimmer do Tembó Guaçu, barco que ficou em segundo lugar.

A raia mais equilibrada - Turbinada com campeões mundiais e pan-americanos, a HPE mais uma vez mostrou que é a mais equilibrada da vela oceânica nacional. Sem chance para escapadas na classificação, as regatas foram definidas na última regata das sete entre os 20 barcos. O título foi para o Relaxa Next (Roberto Mangabeira), que contou com a estreia pé quente de Maurício Santa Cruz, bicampeão pan-americano e trimundial de J/24.

"Treinamos bem e conseguimos o resultado. A classe é nova e a cada regata aprendo alguma coisa. Espero que outros velejadores se interessem pelo HPE. A tendência é crescer ainda mais", comemora Maurício Santa Cruz. Em segundo lugar ficou o Jimny/Takeashauer (Marcos Ashauer) e em terceiro o SERGlass Eternity (Marcelo Bellotti).

 

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"Pena que o vento não apareceu, pois queríamos melhorar ainda mais o resultado. Porém, as equipes estão de parabéns pelo campeonato equilibrado e pelas regatas de alto nível. Que venha a Rolex Ilhabela Sailing Week", adianta Marcelo Bellotti, do SER Glass Eternity.

Os campeões na RGS - A categoria com mais barcos na raia teve resultados surpreendentes e viradas na última prova do Warm Up. Na BRA RGS A, o Jylic II (Martin Bonato) venceu com oito pontos perdidos, o mesmo da equipe vice-campeã Fram (Felipe Aidar). Por ter vencido as últimas regatas, o Jylic II levou a taça.

"Ganhamos as duas últimas regatas e, se tivesse mais no domingo, teríamos outros bons resultados. O time está entrosado e preparado para a Rolex Ilhabela Sailing Week. Estamos aquecidos e confiantes", destaca Martin Bonato, líder do Jylic II. A terceira colocação ficou com o Jazz (Valéria Ravanni), um ponto atrás dos primeiros colocados.

Na B, o campeão foi o Asbar II (Sérgio Keplackz). A equipe teve sete pontos perdidos, o mesmo número do Nomad (Márcio Dottori). Mas, o critério de desempate (melhor resultado na última prova) deu o ouro ao Asbar. O Anequim (Paulo de Moura) ficou em terceiro no Warm Up.

Na C, o vencedor foi Ariel (Luis Pimenta), seguido por Conquest (Marco Hidelgo) e
Rainha (Leonardo Pacheco).

Na Cruiser, 100% de aproveitamento para o Hélios II - Hospital Sírio Libanês em cinco regatas. O resultado é fruto de treinos e investimentos da tripulação, como explica o integrante José Guilherme. "Vela oceânica é treinamento. Esse é o segredo. Nossa tripulação está entrosada e com tempo bom de manobra".

A estreia vitoriosa do Loyal - Com 100% de aproveitamento na classe C30, o Loyal (Marcelo Massa) fez um treino de luxo para a Rolex Ilhabela Sailing Week justamente em sua estreia na categoria. A bordo nomes de peso da vela nacional como André Fonseca e Alexandre Paradeda, que aprovaram a categoria e a Copa Suzuki. "O campeonato é muito legal e prepara bem para a Rolex Ilhabela. Creio que a classe terá bastante barco na água. O C30 é uma possibilidade real, principalmente pelo custo benefício", comente o campeão pan-americano de Snipe, Alexandre Paradeda.

A prata ficou com o Barracuda/Matrix (Humberto Diniz) e o bronze com o +Realizado (José Apud).

Contagem regressiva - Além das equipes, o próprio YCI já se prepara com um mês de antecedência para receber as 150 equipes e os mais de 1.400 velejadores da Rolex Ilhabela Sailing. Já está em fase de montagem a estrutura que receberá os estandes dos patrocinadores, imprensa e convidados. O píer está modernizado e com poitas novas. As regatas serão disputadas de 7 a 14 de julho e terão, além da flotilha brasileira, representantes da Argentina, Chile e Uruguai nas classes C30, HPE, S40, ORC e BRA-RGS.

A premiação dos vencedores do Warm Up teve a presença do prefeito de Ilhabela, Antônio Colucci. "A cidade está novamente despontando no cenário da vela nacional com um grande evento como a Copa Suzuki. É uma das nossas vocações", garante o mandatário de de Ilhabela.

Resultados finais do Warm Up 2012:

ORC - após cinco regatas e um descarte
1º - Tomgape (Ernesto Breda) - 4 pp pontos perdidos (2+1+1+1+1)
2º - Tembó Guaçu (André Omati) 10 pp - (3+3+2+2+3)
3º - Orson/Mapfre (Carlos Eduardo Souza e Silva) - 11 pp (1+4+3+3+4)

HPE - após sete regatas e um descarte
1º - Relaxa Next (Roberto Mangabeira) 16 pp (3+1+8+2+4+5+1)
2º - Jimny/Takeashauer (Marcos Ashauer) - 20 pp (1+7+2+5+2+10+3)
3º - SERGlass Eternity (MarceloBellotti) - 23 pp (7+2+5+12+5+2+2)

BRA RGS A - após cinco regatas e um descarte
1º - Jylic II (Martin Bonato) - 8 pp (4+3+3+1+1)
2º - Fram (Felipe Aidar) - 8 pp (2+1+5+2+3)
3º - Jazz (Valéria Ravanni) - 9 pp (1+4+1+3+4)

BRA RGS B - após cinco regatas e um descarte
1º - Asbar II (Sérgio Keplacz) - 7 pp (1+3+2+2+1)
2º - Nomad (Márcio Dottori) - 7 pp (3+1+1+1+3)
3º - Anequim (Paulo de Moura) - 9 pp (2+2+7+3+2)

BRA RGS C - após cinco regatas e um descarte
1º - Ariel (Luis Pimenta) - 6 pp (2+1+2+1+1)
2º - Conquest (Marco Hidelgo) - 7 pp (1+5+5+3+2)
3º - Rainha (Leonardo Pacheco) - 9 pp (3+2+1+2+4)

BRA RGS Cruiser - após cinco regatas e um descarte
1º - Hélios II - Hospital Sírio Libanês (Marcos Lobo) - 4 pp (1+1+1+1+1)
2º - Cocoon (Marcelo Cagiano) - 9 pp (5+3+2+2+2)
3º - Pirajá (Rubens Bueno) - 13 pp (2+2+6+4+5)

C30 - após seis regatas e um descarte
1º - Loyal (Marcelo Massa) - 5 pp (1+1+1+1+1+1)
2º - Barracuda/Matrix (Humberto Diniz) - 10 pp (2+3+2+2+2+2)
3º - +Realizado (José Apud) - 14 pp (3+2+3+3+3+3)

A Copa Suzuki Jimny / XII Circuito Ilhabela de Vela Oceânica tem organização do Yacht Club de Ilhabela, com patrocínio máster da Suzuki Veículos e co-patrocíno da SER Glass. Os apoiadores são a Prefeitura Municipal de Ilhabela, Brancante Seguros, Ancoradouro e Delegacia da Capitania dos Portos em São Sebastião.