Com escorregão do Telefónica, esta é a Volvo mais disputada em 40 anos

Fonte: Blog Sobre as Águas

Nunca antes na história desta regata quatro equipes chegaram aos últimos 10 dias de velejada com chances reais de vencer a Volvo Ocean Race

A grande surpresa foi a derrocada constante do Telefónica, que venceu as quatro primeiras etapas e depois só fez perder pontos de uma gigantesca vantagem que tinha acumulado. A hegemonia do time espanhol acabou esta semana, com o barco francês Groupama assumindo o primeiro lugar na tabela depois de ser o segundo a chegar em Lisboa. Mais do que isso, só 21 pontos separam o Telefónica do quarto colocado, Camper with Emirates Team New Zealand.



Faltam apenas duas etapas para o fim da Volvo Ocean Race, mas as equipes ainda têm cinco chances de pontuar (faltam três regatas costeiras e duas etapas), somando um total de 78 pontos em disputa. O próximo evento é a regata costeira de Lisboa, daqui a uma semana, dia 9 de junho.

Todos os barcos estão em manutenção pelos próximos quatro dias, mas isso não é motivo de grande preocupação, já que ninguém quebrou na travessia do Atlântico. Um detalhe importante é que, faltando apenas duas pernas curtas para o final da regata, quebrou-se uma tradição e, desta vez, nenhum barco superou a marca de Torben Grael e tripulação na edição passada. O recorde de 24h navegadas desta edição vai mesmo ficar com o Camper (553 milhas, na primeira etapa). Ninguém conseguiu chegar nem perto das 596 milhas do Ericsson 4, de Torben Grael, em 2008.

Explicação? Eu poderia dizer que os barcos desta edição foram construídos mais para andar em diversas condições de vento do que para voar nos ventos muito fortes. Mas confesso que eu mesmo não me convenço dessa explicação. Os barcos dessa edição foram desenhados para voar. E todos sabem que nenhum barco abre vantagem no vento fraco. As etapas são ganhas (quase) sempre nos trechos de vento forte. Como faltaram as condições ideais para uma quebra de recorde (vento forte e favorável durante dias seguidos, eu vou ficar sem saber a verdadeira resposta a esta pergunta.

Resultado da etapa:
1. Abu Dhabi
2. Groupama
3. Puma
4. Telefónica
5. Camper
5. Team Sanya


Resultado acumulado após sete etapas:
1. Groupama, 183 pontos
2. Telefónica, 180 pontos
3. Puma, 171 pontos
4. Camper, 162 pontos
5. Abu Dhabi, 104 pontos
6. Team Sanya, 32 pontos