Vela e vôlei, orgulho do Brasil nas Olimpíadas

Fonte: Veja

O Brasil soma 91 medalhas olímpicas (20 ouros, 25 pratas e 46 bronzes) desde sua primeira participação, em Antuérpia-1920, e obteve seus maiores êxitos com a vela e ovôlei, enquanto no futebol, paixão nacional, a seleção pentacampeã mundial nunca subiu no lugar mais alto do pódio.

Seis dos vinte títulos olímpicos brasileiros foram conquistados por velejadores. Foram 16 medalhas no total, com três deprata e sete de bronze. Mais da metade pertencem a duas lendas vivas do esporte brasileiro, Robert Scheidt e Torben Grael, que faturaram dois ouros cada, em Atlanta-1996 e Atenas 2004.


Grael, que formou uma dupla vitoriosa com Marcelo Ferreira na classe Star, também ganhouuma medalha de prata em Los Angeles-1984, na classe Soling, e duas de bronze, em Seul-1988 e Sydney-2000, na Star.

Com um total de cinco medalhas, ele é o brasileiro com o maior número de conquistas em Olimpíadas.

Já Scheidt, quetambém conquistou a prata em Sydney-2000 e Pequim-2008, pode ser tornar o primeiro brasileiro tricampeão olímpico, já que a dupla que forma com Bruno Prada é considerada favorita ao ouro em Londres-2012 na classe Star após ter vencido o título mundial em maio.

Assim como a vela, o vôlei chegou ao total de 16 medalhas conquistadas. Foram sete na quadra e nove na areia.

Na estreia do vôlei de praia, em Atlanta-1996, as brasileiras conseguiram uma dobradinha histórica, com o ouro de Jacqueline e Sandra e a prata de Mônica e Adriana. No masculino, Ricardo e Emanuel foram campeões olímpicos em Atenas-2004.

Na quadra, foram três ouros, dois no masculino, em Barcelona-1992 e Atenas-2004, e um no feminino, em Pequim-2008.

O judô também é um esporte que deu muitas alegrias ao país, com quinze medalhas, duas de ouro,três de prata e dez de bronze.

Aurélio Miguel foi o primeiro judoca brasileiro campeão olímpico, em Seul-1988, e Rogério Sampaio também conquistou o título, em Barcelona-1992.

O Brasil também brilhou no atletismo, com quatro ouros, três pratas e sete bronzes, para um total de 14 pódios.

O grande nome do atletismo brasileiro foi Adhemar Ferreira da Silva, bicampeão olímpico do salto triplo, em Helsinque-1952 e Melbourne-1956.

Além dele, Joaquim Cruz conquistou o ouro nos 800 m em Los Angeles-1984, assim como Maurren Maggi no salto em distância em Pequim-2008.

Já a natação também ocupa um espaço importante na história olímpica brasileira, com 11 medalhas. Mas foi preciso esperar até 2008 para o Brasil ter seu primeiro campeão olímpico, com a vitória de César Cielo nos 50 metros nado livre.

Por incrível que pareça, o futebol ainda corre atrás do ouro olímpico, o único título que ainda não conquistou.

Apesar de contar com craques como Romário e Bebeto em Seul-1988 ou Ronaldo em Atlanta-1996, a seleção masculina, pentacampeã mundial, obteve ‘apenas’ duas pratas e dois bronzes na competição.

No feminino, a equipe liderada por Marta, eleita cinco vezes melhor jogadora do mundo, ficou com a prata nas duas últimas edições, em Atenas-2004 e Pequim-2008.