Jovens são convidados a integar tripulações na Tall Ships Races em Lisboa
Fonte: Lusa/Sol
Uma regata internacional de veleiros vai levar a Lisboa embarcações de toda a Europa que poderão ser visitadas gratuitamente entre quinta-feira e domingo no Cais de Santa Apolônia. Os veleiros portugueses Sagres, Santa Maria Manuela e Creoula e o inglês Lord Nelson serão algumas das embarcações que estarão abertas ao público entre as 10h e as 19h entre os dias 19 e 22 de julho.
As embarcações participam da The Tall Ships Races, regatas organizadas desde 1956 pela Sail Training International, que exige que pelo menos metade da tripulação de cada barco seja jovem e que a bordo dos veleiros se fale várias línguas.
Na edição deste ano irão atracar em Lisboa 48 grandes veleiros, oriundos de 16 países da Europa, trazendo a bordo mais de três mil tripulantes. Portugal vai estar representado por seis veleiros e por uma tripulação composta por 220 jovens que irá, nalguns casos, ter a primeira experiência de mar.
«Este será um momento para aproximar os portugueses do desporto náutico e dar-lhes a conhecer como são os barcos por dentro e como funcionam», referiu aos jornalistas o presidente da Associação Portuguesa de Treino de Vela (Aporvela), António Lobato, entidade responsável pela organização da regata no território nacional. A organização estima que durante os quatro dias de escala dos veleiros mais de um milhão de visitantes percorrerão Santa Apolónia.
Além das visitas aos grandes veleiros, os visitantes poderão assistir a concertos e espectáculos, assim como participar em conferências e ‘workshops’ sobre o mar e sobre a cidade de Lisboa, todos com entrada livre.
No dia 22, os veleiros içam as velas e navegam rumo a Cádis (Espanha), passando depois pela Corunha (Espanha) e, por fim, Dublin (Irlanda).
A última vez que Lisboa fez parte desta regata foi em 2006, ano em que recebeu 86 grandes veleiros e 6.237 tripulantes de 49 países. Entre eles, quatro mil eram jovens com menos de 26 anos.
Lusa/SOL