Londres 2012: Scheidt e Prada lideram o primeiro dia de competições da Classe Star
Fonte: Local Comunicação
Começaram a ser disputadas neste domingo, em Weymouth, as regatas da classe Star. Os brasileiros Robert Scheidt e Bruno Prada, favoritos ao ouro, terminaram o dia na liderança da competição, com três pontos de vantagem sobre os irlandeses Peter O’Leary e David Burrows, segundos colocados. Os maiores adversários dos brasileiros, os ingleses Iain Percy e Andrew Simpson, estão em quinto, com 13 pontos perdidos.
A Star começou a velejar depois das 10h da manhã, com vento relativamente fraco para a região, em torno dos 11 nós. Na primeira prova os brasileiros largaram mal e acabaram fazendo uma regata de recuperação, até cruzarem a linha de chegada na quarta posição. Os vencedores foram os franceses Xavier Rohart e Pierre Alexis Ponsot.
Já na segunda regata, Robert e Bruno se envolveram em um incidente logo na largada, e acabaram tocando o cabo do barco que sinaliza o limite esquerdo da linha. Porém, como sinalizou o consultor de regras do Brasil Ricardo Lobato, esta infração não é passível de protesto, uma vez que o cabo não é considerado parte da marca.
Com o vento um pouco mais forte, em torno dos 15 nós, os brasileiros conseguiram se recuperar e montar a primeira boia na terceira colocação. Durante o popa eles subiram mais uma posição e assumiram a liderança no segundo contravento. A briga com os ingleses Iain Percy e Andrew Simpson, que moram e treinam e Weymouth, foi acirrada até o final, com constante alternância de posições. No final, deu Brasil, com Inglaterra em segundo. A chegada dos dois barcos foi tão próxima que a organização havia dado vitória dos ingleses e voltou atrás quando analisou as imagens.
"Ganhar apertado é sempre bom. A gente achava que tinha perdido a regata e recebemos a boa notícia quando chegamos na marina de Weymouth", contou o proeiro Bruno Prada, bastante animada com a boa estreia da dupla.
Nesta segunda-feira a previsão é de que as duas regatas comecem às 10h, horário de Brasília. Até o dia 3 de agosto, estão programadas dez regatas e o pior resultado poderá ser descartado. No dia 5 será disputada a Medal Race, com pontuação dobrada e sem descarte, em que participam apenas os dez primeiros colocados.
Resultados após duas regatas
1.- Robert Scheidt e Bruno Prada, BRA, 5 (4+1)
2.- Peter O’leary e David Burrows, IRL, 8 (2+6)
3.- Mateusz Kusznierewicz e Dominik Zycki, POL, 12 (9+3)
4.- Eividin Melleby e Petter Pedersen, NOR, 12 (7+5)
5.- Iain Percy e Andrew Simpson, GBR, 13 (11+2)
Robert Scheidt tem patrocínio do Banco do Brasil, Prada, Gocil e Rolex. Bruno Prada tem patrocínio da Gocil e Oakley e apoio do Club Athletico Paulistano. A dupla tem o apoio do Comitê Olímpico Brasileiro e da Confederação Brasileira de Vela e Motor.