Porto de Porto Alegre completa 91 anos de atividade

Fonte: SPH

Comemoração de aniversário vem acompanhada de aquecimento na movimentação de cargas. São quase 500 mil toneladas de carga nos últimos quatro meses

Ao completar 91 anos de fundação, nesta quarta-feira, 1 de agosto, o Porto de Porto Alegre vive um momento de retomada de seu crescimento e reafirma sua importância na economia do Estado. Considerado um dos maiores portos fluviomarítimos do país, com oito quilômetros de extensão, o espaço vive um momento importante ao ser inserido em todo o processo de valorização do sistema hidroviário gaúcho.


 

Para o superintendente de Portos e Hidrovias, Pedro Obelar, a implementação do pólo naval em Rio Grande garantiu com que todo o sistema fosse envolvido de forma positiva. “Hoje estamos trabalhando muito com uma perspectiva real de valorização dos portos e das hidrovias, através da construção naval e, o Porto de Porto Alegre é parte importante nesse processo. Temos uma estrutura ímpar e área capaz de abrigar grandes indústrias que querem aproveitar o modal hidroviário na sua máxima capacidade para escoar sua produção”, afirmou. “Nosso objetivo, a partir dessa nova realidade, é trabalhar pelo desenvolvimento e ampliação do porto. Temos uma capacidade operacional que precisa ser ainda mais aproveitada.”

Obelar destacou que no primeiro semestre deste ano foram movimentadas mais de 373 mil toneladas de cargas no Cais navegantes. “E no mês de julho, mesmo ainda não tendo concluídos os registros, devemos encerrar com mais de 120 mil toneladas de movimentação. Isso comprova o quanto somos capazes de movimentar a economia gaúcha”, disse.

HISTÓRIA
A construção do Porto de Porto Alegre foi iniciada em 1911 pela Cia. Française, por decisão do Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Em 26 de agosto de 1913, foram concluídos 140 metros de cais, com 4,5m de profundidade, em frente à praça Senador Florêncio.
A partir de 1919, devido à crescente movimentação de mercadorias e à abertura de canais de navegação, o porto começou a operar comercialmente.
Em 1º de agosto de 1921, estava concluído o primeiro trecho de cais de atracação, com 300 metros de extensão, sob a administração da Secretaria da Fazenda do Governo Estadual.
Em 1951, foi criado o Departamento Estadual de Portos, Rios e Canais - DEPRC, autarquia responsável pela exploração comercial do porto.

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