Mulheres voltam a competir na Volvo Ocean Race 2013/2014
Fonte: Mar Aberto
A Volvo Ocean Race terá uma equipe só de mulheres, pela primeira vez desde 2001-2002. A novidade foi anunciada pela empresa sueca SCA, que irá patrocinar a tripulação feminina para a 12ª edição da corrida, programada para 2014-2015. A equipe é a primeira a anunciar sua participação na regata de Volta ao Mundo que a partir da próxima edição terá um novo barco de alta performance, com 65 pés. O veleiro será construído por um consórcio de estaleiros do Reino Unidos, França, Suíça e Itália, reduzindo os custos para que as equipes consigam fazer uma campanha competitiva.
- Estou muito contente de ver de volta uma das mulheres da equipe na corrida. Nós também estamos muito felizes em receber de volta a Suécia, que tem uma história rica na Volvo Ocean Race. Esta é uma notícia muito boa - disse o CEO da Volvo Ocean Race Knut Frostad.
Richard Brisius, que competiu em duas edições do maior desafio da vela, vai gerir a equipe para Atlant Ocean Racing, que tem duas vitórias anteriores da Volvo Ocean Race atrás deles com EF Language em 1998 e Ericsson Racing Team em 2009.
- O investimento da SCA em uma equipe só de mulheres é único. O projeto novo barco permite uma tripulação só de mulheres, e nosso objetivo é criar uma equipe forte, que terá as melhores condições possíveis para o sucesso - disse Brisius.
Os detalhes sobre o processo de seleção para a nova equipe serão anunciados em breve.
A SCA é uma empresa de higiene global e florestal que desenvolve e produz produtos de higiene pessoal, toalhas, papel de impressão e produtos de madeira sólida. As vendas são realizadas em 100 países. A empresa tem cerca de 37.000 funcionários e registrou vendas da ordem de 11,7 bilhões de euros em 2011. Mais informações em www.sca.com.
- A Volvo Ocean Race irá aumentar o conhecimento da marca SCA e criar laços mais fortes de marcas de produtos, tais como TENA, Tork, Lotus, Tempo, Saba e Libero - disse Kersti Strandqvist, Vice-Presidente Sênior de Comunicações Corporativas da SCA.
A última vez que uma equipe só de mulheres competiu na corrida foi em 2001-2002, quando Lisa Charles (agora Lisa McDonald) comandava o Amer Sports Too. O primeiro time de mulheres a competir foi o Maiden, comandado por Tracy Edwards, em 1989-1990. A última tripulante feminina a competir foi Adrienne Cahalan, que participou de uma única perna do Brasil em 2005/2006.