SPH adquire boias para modernização do sistema hidroviário
Fonte: SPH
O investimento da Superintendência de Portos e Hidrovias (SPH) em sinalização náutica para as hidrovias gaúchas e na ampliação da estrutura para a atracação de navios no Porto de Porto Alegre pode chegar a R$ 1,5 milhão. A notícia foi dada na manhã desta segunda-feira, 20, pelo Superintendente de Portos e Hidrovias, Pedro Obelar. As primeiras novas boias, adquiridas pela autarquia e que serão usadas nos canais da Lagoa dos Patos, bem como as defensas, a serem instaladas junto ao Cais Navegantes, já começaram a chegar.
Obelar explicou que trata-se de um investimento significativo que garantirá a recuperação do índice de sinalização nos canais de navegação, exigidos pela Marinha e a ampliação do número de berços de atracação de três para quatro navios. “Somente na aquisição das boias e correntes para sua ancoragem, já aplicamos R$ 947 mil. Este investimento irá permitir maior segurança para as embarcações que trafegam pelas hidrovias do Estado”, disse.
Segundo o superintendente, o projeto desta gestão é ampliar a capacidade de operação do Porto da Capital. “Com a instalação das novas defensas - equipamentos que protegem o cais durante a acostagem dos navios - o porto poderá operar com quatro navios simultaneamente”.
O titular da SPH salientou que há um esforço da Secretaria de Infraestrutura e Logística (Seinfra), através do secretário Beto Albuquerque, no sentido de valorização do sistema hidroportuário gaúcho. “O trabalho é conjunto. Estamos em um período importante no que diz respeito ao uso das hidrovias gaúchas e dos nossos portos e temos recebido o respaldo positivo do secretário para os nossos projetos”, avaliou.
Beto Albuquerque observa que o momento que o Estado vive é de total atenção e valorização da intermodalidade e, o sistema hidroportuário é parte importante desse processo. Segundo ele, com a implementação do Pólo Naval do Jacuí, que acontece no dia 21, as hidrovias interiores serão exigidas ainda mais. “Por elas serão transportadas tanto a matéria prima, quanto os produtos acabados. Trata-se de módulos que irão compor os cascos das plataformas e que serão levadas ao Pólo Naval para sua composição final”, explicou ao destacar que para isso a segurança na navegação interior é prioridade.
Beto salientou, ainda, que os investimentos feitos na hidrovia são de grande importância. “Nossa meta é manter os canais com plenas condições para o tráfego dessas embarcações”, disse.