Morre no Rio de Janeiro José Fernando Ermel
A Confederação Brasileira de Vela e Motor lamentou o falecimento do Comandante José Fernando Ermel (Boy), na tarde de ontem no Rio de Janeiro. Ermel era conhecido por ser grande colaborador da Vela Brasileira.
Ermel à direita, com Adriana Kostiw
O velejador Lars Grael escreveu relato emocionado sobre a contribuição de Ermel para a vela:
Comandante Ermel,
Coração gigante e bondade para ser lembrada por todos nós. Verdadeiro homem do mar, ontem faleceu o Comandante de Marinha José Fernando Ermel, conhecido carinhosamente como “Boy”.
Oficial da Marinha do Brasil e submarinista, Ermel foi oficial de comando da Base Naval Comandante Ferraz na Antártica – CONANTAR. Quando seguiu para a reserva, Ermel dedicou-se aos esportes náuticos. Praticou e foi instrutor de Windsurf e viu o filho “Boyzinho” ser um dos maiores nomes da modalidade no país.
Seu outro filho Ricardo Ermel, foi campeão em várias classes da Vela, em especial na classe Star aonde tripula com velejadores como Alan Adler. Destaca-se ainda na organização e logística de eventos náuticos. Comandante Ermel foi dirigente da Confederação Brasileira de Vela e Motor, e responsável pela preparação técnica dos barcos nas Olimpíadas de Barcelona em 1992 e na vitoriosa campanha de Atlanta 96 (2 Ouros e 1 Bronze).
Cedeu lugar aos mais jovens, mas sempre esteve disposto a ensinar lições de cidadania e marinharia para as futuras gerações. Foi assim que ele generosamente, dedicou parte dos seus últimos anos ao Instituto Rumo Náutico (Projeto Grael). Em sua última navegada, conduziu com orgulho sua traineira “Guaiuba” a rebocar meu veleiro “Marga” para a Regata de Veleiros Clássicos em Paraty em final de outubro passado.
Ao Comandante Ermel, nosso muito obrigado pelo exemplar homem do mar, amigo e exemplo para todos nós.
Lars Grael