Extreme Sailing Series: empate coloca Red Bull e the Wave, Muscat na liderança
Assessoria de imprensa
Mesmo sem conquistar sequer uma das 14 regatas disputadas até o momento na Extreme Sailing Series, que acontece pela primeira vez na América do Sul e conta com o apoio da Prefeitura e do Governo do Rio de Janeiro, as equipes Red Bull Sailing Team (Áustria) e The Wave, Muscat (Omã), terminaram o segundo dia de competição na liderança, com 81 pontos. Segundo dia que também teve a equipe francesa Groupe Edmond de Rothschild como protagonista, já que conquistou nada menos do que metade das regatas disputadas e alcançou 80 pontos na tabela.
"Hoje o vento estava mais fraco, o que torna mais difícil tomar as decisões certas. Temos mais dois dias de competição, sendo que o último dia é o que mais conta. Vamos ver o que acontece, mas estamos nos sentindo muito confiantes", disse o tático da Red Bull Sailing Team, Hans Peter Steinacher.
O Team Brasil, que tem o cinco vezes medalhista olímpico Torben Grael como skipper, foi destaque na segunda regata do dia (oitava no geral), quando ignorou a falta de experiência com os catamarãs Extreme 40 e terminou na terceira colocação. "O nome da competição é realmente apropriado, pois os catamarãs são extremos e atingem grandes velocidades", afirmou Alex Welter, primeiro velejador brasileiro a conquistar uma medalha de ouro em Olimpíadas e que, por motivos de contusão, não pôde participar de duas regatas. "Estes barcos exigem muito fisicamente dos velejadores, que precisam ser verdadeiros atletas".
Multicampeão e filha de lenda da vela nacional participam da Jaguar NeilPryde Racing Series
Neste sábado (8/12), os amantes dos esportes náuticos poderão acompanhar não só o espetáculo proporcionado pelos catamarãs extreme 40, mas também Jaguar NeilPryde Racing Series, torneio de windsurfe com atletas de grande brilho. Campeão mundial e dono de quatro medalhas pan-americanas, Ricardo "Bimba" Santos será um dos destaques na Baía de Guanabara. Contudo, é bom os espectadores não tirarem os olhos de uma jovem de 21 anos: Martine Grael, filha de Torben e uma das esperanças da vela brasileira para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016.
"Espero me divertir bastante. Estou ansiosa para as regatas noturnas e sei que vai ser muito legal estar ao lado de grandes nomes do windsurfe", disse Martine Grael.
As provas da Jaguar NeilPryde Racing Series, que contam com a aprovação da Isaf (International Sailing Federation), serão pela classe RS: One e divididas em três categorias - cada vencedor angaria o prêmio de três mil dólares. Uma das peculiaridades da competição é proporcionar o mesmo equipamento a todos os competidores, o que torna a qualidade técnica dos windsurfistas ainda mais essencial para a vitória.
Classificação da etapa do Rio de Janeiro após final do segundo dia
1º Red Bull Sailing Team ( Áustria) - 81 ponto
2º The Wave, Muscat (Omã) - 81 pontos
3º Groupe Edmond de Rothschild (França) - 80 pontos
4º Oman Air (Omã) - 79 pontos
5º Alinghi (Suiça) - 77 pontos
6º SAP Extreme Sailing Team (Dinamarca) - 70 pontos
7º ZouLou (França) - 63 pontos
8º GAC Pindar (Grã Bretanha) - 56 pontos
9º Team Brasil (Brasil) - 43 pontos