Groupe Edmond volta a brilhar no Rio e se isola na liderança da Extreme Sailing Series
Extreme Sailing
A ensolarada tarde de sábado na Praia do Flamengo terminou com um novo líder da etapa carioca da Extreme Sailing Series, que acontece pela primeira vez na América do Sul e conta com o apoio da Prefeitura e do Governo do Rio de Janeiro. O Groupe Edmond de Rothschild venceu três das oito regatas disputadas no dia, triunfos que se somaram aos quatro da véspera e lhe colocaram na primeira posição da tabela.
Também com três conquistas em regatas neste sábado, a equipe The Wave, Muscat, de Omã, fechou o dia na vice-liderança, posição que se mantida lhe dará o título da temporada 2012 da Series, pois neste domingo os times encaram as últimas regatas do ano.
Já os velejadores do Team Brasil, convidado por ser o país sede e que possui o cinco vezes medalhista olímpico Torben Grael como skipper, seguiram com dificuldades para comandar um barco que conheceram há poucos dias. A quinta colocação foi o melhor resultado brasileiro no sábado.
"Pegamos o catamarã Extreme 40 recentemente e a tripulação veleja junta pela primeira vez. Não tivemos um dia muito bom, mas competimos contra os melhores do mundo e essas regatas valem como experiência", disse Marco Grael, filho de Torben e uma das esperanças da vela brasileira para os Jogos Olímpicos de 2016.
O dia terminou com os windsurfistas na água para a disputa do Jaguar NeilPryde Racing Series, que premiará seus campeões - categorias sênior masculina, sênior feminina, master masculina e junior masculina - neste domingo. O campeão mundial Ricardo "Bimba" Santos e a atleta olímpica Patrícia Freitas são favoritos em suas categorias.
Os sensacionais catamarãs Extreme 40, que podem alcançar velocidades maiores do que 70 Km/h, e os grandes nomes do windsurfe podem ser vistos pelo público neste domingo, a partir das 11h30, na Praia do Flamengo. O evento será transmitido, ao vivo, pelo canal SporTV.
Classificação da etapa do Rio de Janeiro após final do terceiro dia
1º Groupe Edmond de Rothschild (França) - 144 pontos
2º The Wave, Muscat (Omã) - 138,2 pontos
3º Oman Air (Omã) - 125 pontos
4º Red Bull Sailing Team (Áustria) - 124 pontos
5º Alinghi (Suíça) - 117 pontos
6º SAP Extreme Sailing Team (Dinamarca) - 112 pontos
7º GAC Pindar (Grã Bretanha) - 93,6 pontos
8º ZouLou (França) - 83 pontos
9º Team Brasil (Brasil) - 61 pontos