Velejadora Izabel Pimentel partiu para volta ao mundo sem escalas
A navegadora Izabel Pimentel partiu de Paraty (RJ) na semana passada para mais uma aventura. Dessa vez será a volta ao mundo sem escalas com seu novo veleiro Don, um Romanne, de 34 pés, e casco de alumínio. Izabel 2006 tornou-se a primeira brasileira a atravessar o Atlântico em solitário e também foi a primeira b a participar de uma regata de longo curso em solitário, a Transat 6.50, que saiu de La Rochelle, França, chegando em Salvador, Brasil.
Leia a despedida publicada no seu blog Em lugar distante
"Lá pelos meus 20 anos, um dia em plena praia de Copacabana fiz uma promessa. Mas fiz a uma pessoa: Joshua Slocum.
- Eu Izabel Pimentel darei a volta ao mundo.
Hoje mais de 26 anos depois, solto as amarras do meu veleiro Don e com a companhia da minha Ellen (gata), partimos para a tão sonhada volta ao mundo.
Deixo amores, deixo empregos, deixo para trás tantas histórias. Mas com um belo sorriso e com o calor dos meus amigos parto feliz.
Minha volta do mundo começou na França, na Vila de Sete e irá terminar lá. Mas a volta Brasil - Brasil será sem escalas e sem assistência. Serão em torno de cinco meses.
Saio de Paraty rumo à África do Sul, atravesso o Indico em direção ao sul da Austrália, sul da Nova Zelândia. Atravesso o Pacifico e passo no respeitado cabo Horn, para enfim voltar a Paraty.
Ousadia, pode ser. Coragem, também, mas na verdade tudo se resume a uma única palavra: AMOR.
Amor ao mar, a estar ali. Amor ao que faço. Amor a arte que é navegar.
Que os bons ventos me levem e me tragam de volta. Vivendo cada esquina dessa aventura, com carinho, alegrias e muita disposição."