Circuito Tecon terá regatas finais neste fim de semana: Pelotas Rio Grande e Mar Aberto

Embarque no Veleiros do Sul das tripulações no ônibus que os levará até Pelotas, onde nesse sábado largará do Veleiros Saldanha da Gama a regata para Rio Grande

O II Circuito Tecon de Vela Oceânica terá a sua etapa final realizada neste fim de semana. Nesse sábado ocorrerá a regata de percurso médio entre Pelotas – Rio Grande com largada às 11 horas do Veleiros Saldanha da Gama e chegada no Rio Grande Yacht Club, realizador do evento.

No domingo ocorrerá a Regata Mar Aberto em Rio Grande, com largada às 11h30min em frente ao TECON, depois passa pelos molhes com um bordo junto à praia, contornando uma boia em frente ao Balneário do Cassino e retornando aos molhes e Canal de acesso ao Porto Novo.  INSTRUÇÃO DE REGATAS 

O Circuito teve início no dia 29 de março com a regata longa Porto Alegre – Pelotas que largou do Veleiros do Sul no final da tarde de sexta-feira. A participação de 34 barcos da classe Oceano gaúcha foi um dos destaques do evento. Os primeiros competidores cruzaram a linha chegada no sábado pela manhã na Ilha Marechal Deodoro, no Canal da Feitoria.

O vencedor no Bico de Proa foi o San Chico (Soto 41), de Francisco Freitas, ao chegar às 9h33min45s. Entre os representantes do Veleiros do Sul o melhor posicionado foi o Stand By Me (ILC25), de Adriano Santos, sexto colocado, às 12h01min45s. O Optimystic (Mystic28), de Pedro Mota, ficou em oitavo na geral do Bico de Proa, 12h18min28s. No entanto do tempo corrigido na IRC ele ficou em terceiro na regata. Velejador com boa experiência em regatas de Oceano, Pedro correu o Circuito Tecon pela primeira vez como comandante do seu próprio barco, o Optimystic e conta como foi a navegada até Pelotas.

“Nós largamos bem e conseguimos abrir boa vantagem da flotilha. Montamos Itapuã atrás apenas dos quatro grandes, Congere, Maná, San Chico e Capo Rosso. Na Lagoa o Vento subiu para cerca de 20 a 25 nós de leste. Perdemos boa parte de nossa vantagem inicialmente, mas após rondada para NE subimos balão e recuperamos rapidamente o terreno perdido. Infelizmente tivemos um problema para baixar o balão após rompimento da escota de sotavento, onde acreditamos ter perdido cerca de três milhas de distância, o que nos poderia ter dado uma melhor colocação final. Mas estamos muito satisfeitos com o barco e tripula e felizes pela baita velejada que a regata nos proporcionou”, disse Pedro, que espera manter o bom desempenho nas pernas disputadas na Zona Sul do estado.

 DIA 05/04
19h: Happy Hour no Restaurante Madero / Veleiros Saldanha da Gama Pelotas

Dia 06/04
8h: Café da Manhã Rest. Madero / VSG
10h: Reunião de Comandantes
11h: Largada REGATA Percurso Médio PELOTAS – RIO GRANDE
17h: Retirada Kits do Circuito na Secretaria do RGYC
18h: Happy-Hour/ Recepção no RGYC com MECA DO JAPA

DIA 07/04
7h: Café da Manhã RGYC
8h: Reunião Comandantes no Yacht Café
9h SAÍDA DOS VELEIROS p/raia Canal da Barra
11h30: LARGADA REGATA MAR ABERTO
18h: Happy Hour e Cerimônia de Encerramento e
Premiação (Sunset do Circuito).

Estão envolvidos os principais clubes de vela do RS:  Veleiros Do Sul (VDS), Clube dos Jangadeiros (CDJ) e Iate Clube Guaíba (ICG), de Porto Alegre, Clube Náutico Tapense (CNT), Iate Clube de São Lourenço do Sul (ICSLS), Clube Veleiros Saldanha Da Gama (VSG) e Iate Clube de Pelotas (ICP).