Sailing Day proporcionou para as crianças a descoberta do mundo da vela

O sentimento de estar em harmonia com o vento, o contato com a água e a novidade de entrar num barco à vela pela primeira vez, foram experiências proporcionadas para crianças e jovens que participaram do Sailing Day, promovido pela Escola de Vela Minuano nesse sábado no Veleiros do Sul. No espaço da escola no Hangar 2 e 3 foi montado uma área para recepcionar os convidados, pais, alunos e ex-alunos que vieram para o evento.

O professor Mauro Ferreira abriu o “Dia de Vela” com uma apresentação da Escola de Vela Minuano e o trabalho didático na formação de velejadores, que hoje é referência na vela de base nacional pelos resultados que tem obtido na classe Optimist e Vela Jovem. Ele também apresentou o time de instrutores que irão trabalhar com as turmas: Régis Freitas, Marcelo Gallicchio, Augusto Altreiter, Guilherme Autran e Marcelino Rodrigues.

Depois da explanação, foi a vez do Comodoro Cícero Hartmann falar sobre a tradicional aula inaugural da escola como um movimento que busca dar a oportunidade de pessoas de fora conhecerem a vela.
“A visão que temos é de mostrar aos pais e filhos os desafios no esporte da vela. Uma das portas de entrada nesse mundo é a escola, como também a Colônia de Férias, que é muito procurada no verão e que termina ganhado muitos adeptos e também trazendo os pais para o Clube”, disse o Comodoro Hartmann.
“Aqui contamos com um local seguro e ambiente saudável para crianças e jovens. Eles  aprendem coisas importante para suas vidas e valorizam a natureza”.

 

 


Mobil: veja todas as fotos do álbum aqui

Cícero Hartmann destacou ainda que a EVM conta com uma equipe qualificada e lembrou que alguns dos atuais atletas expoentes, como o velejador olímpico Samuel Albrecht do Veleiros do Sul, passaram pela classe Optimist, barco de formação na vela. “ Queremos que vocês saiam hoje felizes, e o Clube é também a casa das famílias que aqui frequentam”.

No final da apresentação foi realizado um sorteio com copos, bonés, chinelos da EVM e camisetas de campeonatos assinadas por atletas do Clube que se destacam na vela. O professor Mauro dividiu as turmas conforme o nível de experiência de cada um e também os que vieram experimentar dar uma velejada no Guaíba. Ao encerrar o Sailing Day muitos manifestaram a alegria de terem participado do evento e hoje mesmo se matricularam na escola, como foi o caso da Sophia Hanke de 11 anos.
“Fiz a Colônia de Férias em janeiro, voltei para participar dessa aula e gostei muito. Velejar me causa uma sensação muito boa, sinto-me em contato com a natureza, uma experiência de liberdade difícil de encontrar em outro lugar”.
O Sailing Day contou com 70 participantes, sendo 19 da Vela Jovem, com a presença de alguns ex-alunos que voltaram para vela.