Brasileiro por Equipes teve a RS1 como vice-campeã, formada por velejadores da Flotilha Minuano. RJ1 foi a vencedora.

No Brasileiro por Equipes de Optimist, a vela gaúcha foi vice-campeã com o time RS1 formado por velejadores da flotilha Minuano do VDS: Gustavo Glimm, Erick Carpes, Alexandre Becker e Maria Eduarda Claudino.
 

Por Mariana Peccicacco

O dia começou cedo no 47° Campeonato Brasileiro de Optmist, que está sendo disputado em Ilhabela. Os velejadores veteranos disputaram o Campeonato Brasileiro por equipes, evento que teve 16 times de São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Pernambuco, Bahia, DF e do Chile. A regatas começaram às 9h30 da manhã em frente à praia do Perequê. A competição tem um formato eliminatório, com uma equipe correndo contra a outra em seis etapas mais a final, que é melhor de três.

Os times do Rio Grande do Sul 1 e Rio de Janeiro 1 fizeram uma final eletrizante, com disputas acirradas e muita marcação. A primeira regata foi vencida pelos cariocas e a segunda pelos gaúchos, deixando a decisão para a terceira prova. No final o título ficou com o time do Rio de Janeiro, formado por Bernardo Martins, Diogo Petersen, Pedro Muricy e Joana Gonçalves.

“A equipe treinou muito e veio melhorando durante o campeonato. Foi bem tenso, por que não ganhamos a primeira regata contra os gaúchos, mas na final ganhamos a primeira, eles a segunda e conseguimos passar eles na terceira”, disse Joana. “Estou muito feliz, é meu primeiro título por equipes. Treinamos muito para isso! Estamos bem entrosados e conseguimos acertar as jogadas”, disse Pedro. “Foi uma disputa bem acirrada, que foi decidida nos mínimos detalhes”, disse Bernardo. “Fomos a equipe que mais treinou e por isso conseguimos o resultado que queríamos. A comunicação em uma regata de equipe é bem diferente, conversamos o tempo todo, algo que não acontece na regata individual. Em um campeonato por equipes é como se os quatro velejadores fossem um só”, completou Diogo. Os quatro são atletas do ICRJ.

Já os estreantes fizeram as duas últimas regatas da Copa Brasil de Estreantes próximo à praia de São Francisco, local mais abrigado do vento sul que soprou forte o dia todo no Canal de São Sebastião. Erik Scheidt, que representa a Flotilha Borrachudo, de Ilhabela, venceu mais uma regata e terminou a segunda do dia na segunda colocação, garantindo a medalha de ouro. O segundo lugar também foi para a flotilha local com Ian Borgstrom. A flotilha Minuano competiu com seis velejadores. Antônia Zeve fez pódio com o terceiro lugar infantil feminino. Veja a classificação na SÚMULA.

"Foi legal velejar nesse lugar bonito com os amigos. Uns dias foram mais difíceis que os outros, mas, o que eu mais gostei foi de ficar com os amigos. Agora não sou mais estreante e vou ter que treinar mais lá na Itália", disse ele, que mora no lago de Garda, ao norte do país. A premiação dos dois eventos será realizada na Escola de Vela Lars Grael a partir das 20h. Após a festa haverá um luau na praia do Pequeá.
 

Resultados:
Copa Brasil de Estreantes
1. Erik Scheidt, Ilhabela, 7 pontos perdidos
2. Ian Borgstrom, Ilhabela, 14 pp
3. Davi Neves, ICSC, 19 pp
4. Eduardo Almeida, ICRJ, 31 pp
5. Marina Uegama, YCSA, 33 pp

Campeonato Brasileiro por Equipes
1. RJ1 - Bernardo, Diogo, Muricy, Joana
2. RS1 - Gustavo, Erik, Alexandre, Maria Eduarda
3. SC1 - Clara, Fernando, João, Guilherme, Lívia

 

Conhecendo Novas Velas

Com o fim dos dois campeonatos, os velejadores ganharam o sábado de folga e a CBVELA aproveitará o dia para apresentar novas classes para os atletas, uma vez que o limite de idade para velejar de Optmist é 15 anos. Eles poderão velejar de Snipe, Laser, 420 e 29er a partir das 10h na Escola de Vela Lars Grael.

A programação do 47º Brasileiro de Optimist é intensa, com as regatas dos Veteranos que seguem até o dia 15, sempre a partir das 13h. O evento é classificatório para o Sul-Americano, que será disputado em Algarrobo, no Chile, em abril.
 

O 47º Campeonato Brasileiro tem a realização da Prefeitura de Ilhabela por meio da Secretaria de Esportes, organização da Fevesp, Escola de Vela Lars Grael e Mídia Certa Ilhabela Brasil e apoio Institucional CBVela e ABCO.

Programação:

12/01
Dia livre

13/01
13h: Regatas Brasileiro de Optimist

14/01
13h: Regatas Brasileiro de Optimist

15/01
13h: Regatas Brasileiro de Optimist
20h: Cerimônia de encerramento e premiação