Eduardo Ribas passou o timão ao Comodoro eleito Cícero Hartmann na cerimônia no jantar dos 84 anos do VDS
A comemoração dos 84 anos foi uma noite especial na quinta, 13 de dezembro, data de fundação do Clube. O jantar reuniu sócios, convidados e amigos num clima festivo para a cerimônia de troca de Comodoria e homenagens prestadas às pessoas que mantêm a vitalidade esportiva do Clube e renovam o ideal que movimentou desde o começo a vida do Veleiros do Sul.
A festividade de aniversário foi aberta pelo conselheiro Nelson Ilha que foi o mestre cerimônia da noite. Ele saudou os presentes e convidou o Comodoro Eduardo Ribas para dar sequência a solenidade com a entrega de prêmios aos velejadores destaques do Clube de 2018.
A escolha dos Destaques Esportivos ocorre tradicionalmente ao final do ano para homenagear os velejadores e equipes que se sobressaíram em suas classes, levando em consideração a participação e desempenho nas competições. Os premiados foram:
Destaque Vela de Oceano 2018: Crioula Sailing Team, comandante Eduardo Plass, bicampeão na 45ª Semana de Vela de Ilhabela.
Revelação Oceano: Barco Optimystic, comandante Pedro Mota.
Destaque da Vela de Base: Erick Carpes, classe Optimist Veteranos
Destaque da Vela de Base: Gustavo Glimm, classe Optimist Veteranos
Destaque Vela Jovem: Tiago Quevedo, classe Laser Radial
Destaque Vela Olímpica: Samuel Albrecht, classe Nacra17
Destaque Monotipos: Cícero Hartmann, André Renard e Frederico Sidou, classe Soling
Destaque Especial: Geison Mendes Dzioubanov e Gustavo Canal Thiesen – Campeonato Mundial Militar de Match Race.
Mobil: Veja aqui todas as fotos do álbum Flickr
Dentro da sessão de homenagens houve o descerramento de quatro placas na galeria de campeões comemorativas aos títulos conquistados pelos nossos velejadores a partir de 2014. Os homenageados se dirigiram até a galeria dos campeões para descerrarem as placas. Um momento de muita emoção para os velejadores agraciados, familiares e amigos. O ato foi acompanhado pelo presidente do Conselho Deliberativo Luiz Gustavo Tarrago de Oliveira
Marília Pinto Gomes Bassoa e Michelle Pandolfo Oliveira, representada pela mãe Neusa Pandolfo: classe Hobie Cat 16, campeãs Sul-americanas categoria feminina, 2014.
Ricardo Welter Lis: classe Hobie Cat 16, campeão Sul-americano, categoria Junior, 2014
Nelson Ilha, Carlo De Leo e Manfredo Flöricke: classe Soling, vice-campeões mundiais em 2017 em Muiden, Holanda.
Cícero Hartmann, Frederico Sidou e André Renard: classe Soling, vice-campeões mundiais em 2018, Buenos Aires, Argentina.
O ponto alto da noite foi a transmissão de cargo de Comodoria. Nelson Ilha convidou para irem ao palco o Comodoro Eduardo Ribas, o vice-comodoro Social Luiz Gustavo Geyer de Oliveira, vice-comodoro Administrativo Renato Poy da Costa e vice-comodoro de Patrimônio, André Huyer, todos acompanhados de suas esposas. O vice-comodoro Esportivo Diego Quevedo, não pode comparecer e foi representado por sua esposa Míriam Loch.
A Comodoria eleita também foi convidada a subir no palco, junto com as esposas, o Comodoro Cícero Hartmann, vice-comodoro Esportivo, Kadu Bergenthal e vice-comodoro Social, Carlos Alberto Trein. O vice-comodoro Administrativo Paulo Hennig e o vice-comodoro de Patrimônio Luis Antônio Schneider não puderam estar presentes.
O Comodoro Eduardo Ribas fez o seu discurso de despedida do comandando do Clube após quatro anos. Ele falou sobre o orgulho de pertencer ao Veleiros do Sul, das conquistas esportivas e o trabalho realizado neste período que projetou a vela do Clube no cenário nacional.
Citou o Steve Jobs sobre o modelo de gestão que o pautou: “Sempre trabalhar como os Beatles. Eles equilibravam um ao outro. O total era maior que a soma das partes. Nada é feito por uma pessoa e sim por uma equipe”. Assim, ele agradeceu a cada dos seus vices, salientado um a um, a colaboração e aspectos do trabalho realizados por eles. E por fim fez um agradecimento especial a esposa Carla. “Agradeço a paciência, a força e a coragem de junto comigo segurar este timão”. E desejou muito sucesso a nova Comodoria.
Em seguida veio o tradicional ato de passagem do timão, que foi feito pelo presidente do Conselho Deliberativo Conselho Deliberativo Luiz Gustavo Tarrago de Oliveira. O Comodoro Eduardo Ribas passou ao Comodoro Cícero Hartmann o timão para o biênio 2019 -2020. Ao falar aos presentes, Cícero destacou o trabalho de gestão da Comodoria anterior, que atingiu pelo êxito em seus propósitos. “ Um homem só não pode construir nada, é necessário ter a força das pessoas que o acompanham. Peço que todos os associados também participem da vida do Clube e ajudem manter o nosso ideal”, disse Cícero.
Após o ato de posse, as esposas da Comodoria atual entregaram buquês de flores para as esposas da nova diretoria. E os vices que estão deixando os cargos receberam placas de homenagem e agradecimento de Eduardo Ribas. A sessão da solenidade encerrou o canto de Parabéns ao Veleiros do Sul por seus 84 anos.