VDS mantém liderança na Nacra 17 e bons resultados na 470 e Laser da Copa Brasil de Vela
A VI Copa Brasil teve mais um dia de grandes disputas nas raias de Jurerê. O Veleiros do Sul continua na liderança da classe Nacra 17 com a dupla Samuel Albrecht/Gabriela Nicolino se distanciando na liderança com uma boa média de resultados, em seis regatas quatro vitórias. Na classe 470 Geison Mendes/Gustavo Thiesen estão em segundo lugar na classificação geral, seguidos por Ricardo Paranhos e Rodolfo Streibel, terceiro colocados, e vencedores hoje da quinta regata. Na classe Laser Standard Philipp Grochtmann está em quinto lugar e Tiago Quevedo em nono.
Na Vela Jovem a dupla melhor posicionada no VDS é Letícia Silva e Joana Ribas, em quarto lugar e primeiro feminino. Depois seguem, Guilherme Becker e Germano Becker, quinto, Pedro Muller e Pedro Amine, sétimo, e Manuella Geyer e Lucas Azambuja em nono. Na classe Laser Radial Nicolas Mueller está em quarto lugar, e Felipe Fraquelli em nono, e Paulo Leite em 19º. Súmulas completas
Torben Grael passou orientações a atletas das classes de Vela Jovem
Reunindo campeões olímpicos, mundiais e pan-americanos, a Copa Brasil de Vela 2018 teve regatas disputadas e decididas nos detalhes nesta quarta-feira (21), segundo dia de competição. Porém, o nível técnico do evento também é alto nos botes de quem está acompanhando o campeonato. Coordenador técnico da vela brasileira e dono de cinco medalhas olímpicas, Torben Grael passou o dia acompanhando os promissores velejadores que disputam as classes da Vela Jovem e passando orientações valiosas.
“Vendo de fora a gente consegue auxiliar de muitas maneiras e essa troca é sempre bacana, especialmente com os velejadores mais novos. Desde o último ciclo olímpico a CBVela tem feito um trabalho forte com os atletas de Vela Jovem e no futuro isso trará bons resultados”, avalia Torben Grael, que também elogiou bastante a estrutura da Sede Oceânica do Iate Clube de Santa Catarina.
Um dos atletas que teve a oportunidade de bater um papo entre uma regata e outra com Torben foi José Irineu, do Iate Clube de Santa Catarina. Lado a lado do bote da Confederação Brasileira de Vela, ele ouviu instruções sobre como melhorar o rendimento nas regatas.
“Não é todo dia que a gente tem o Torben dentro d´água para dar dicas. Foi uma experiência muito boa. Ele falou comigo sobre regulagem e outras coisas importantes. Gostaria muito de ter ele como meu técnico”, disse José Irineu.
Nas classes Snipe, Fórmula Kitesurfe, RS:X Masculina, RS:X Feminina e Laser Standard, a Copa Brasil será o evento que vai definir quais velejadores vão representar o Brasil nos Jogos Pan-Americanos de Lima 2019 (sujeito a validação posterior pelo Comitê Técnico da Vela). Já na Nacra 17, a competição vale vaga para o país e para os atletas no Pan.