Atletas do Veleiros do Sul em preparação para a Copa Brasil de Vela e Copa Brasil de Vela Jovem
As flotilhas do Veleiros do Sul já estão a postos para a disputa mais importante do semestre e os treinos em Santa Catarina, onde ocorrerá a Copa Brasil de Vela. Essa é a principal competição para as classes olímpicas, pan-americanas promovida pela CBVela. Neste ano o evento tem sede no Iate Clube de Santa Catarina de 19 a 24 de novembro, servindo como seletiva pan-americana e formação da equipe olímpica para a temporada 2019. Participam as classes Kitefoil, Nacra 17, 49er, 49er FX, Finn, Laser Standard, Laser Radial, RSX Masculino, RSX Feminino, 470 Masculino, 470 Feminino, Snipe e Lightning.
Pelo Veleiros do Sul, participam as flotilhas de 470, Laser e Nacra 17. A dupla que obteve a vaga para o Brasil na Olímpíada para a classe Nacra 17 Samuel Albrecht e Gabriela Nicolino de Sá já treina em SC. "Estamos trabalhando para ter o melhor resultado possível, bastante concentrados e focados. A partir de segunda-feira, ficaremos aqui treinando até a Copa Brasil e o Sul-americano. Nossa expectativa é grande porque além de valer a vaga para a equipe olímpica, também disputamos vaga nos Jogos Pan Americanos", declarou o timoneiro Samuca. A dupla conta com Paulo Roberto Ribeiro como técnico.
No 470 o VDS contará com duas duplas: os pentacampeões sul-americanos Geison Mendes e Gustavo Thiessen e os vice-campeões argentinos Ricardo Paranhos e Rodolfo Streibel. As duas equipes também estão em Florianópolis.
"Chegamos bem antes da competição começar para ter bastante tempo de se ambientar à raia. Vamos seguir treinando forte e temos por objetivo chegar no top 3 entre as equipes de 470 do Brasil", disse Paranhos. Assim como à dupla do Nacra17, Paulo Roberto Ribeiro dará apoio técnico à dupla.
Já Geison e Gustavo terão Cássio Lutz do Canto como técnico. "Conseguimos dar uma boa intensificada no preparo, onde o Cássio vem nos acompanhando e planejando bons treinos, sendo isso muito produtivo para a equipe. Nossa expectativa é de um campeonato que, apesar da flotilha menos numerosa, terá um nível mais alto de competitividade em relação às edições anteriores da Copa Brasil, já que todas as equipes estão muito treinadas. Esperamos fazer um bom campeonato", completou o timoneiro Geison. Na classe Laser o VDS contará com Phillip Grotchmann e Tiago Quevedo.
A competição determina a Equipe Olímpica de 2019 (ou seja, equipes de cada classe olímpica que ganhará incentivo da CBVela para a preparação em busca da vaga na Olimpíada de Toquio em 2020) e aponta os classificados para os Jogos Pan-Americanos de Lima, no Peru, além de ser válida como campeonato sul-americano para as classes 49er e 49er FX, Kitefoil, Nacra 17.