Dia sem regatas na World Cup Series. Duplas brasileiras da Nacra17 estão fora da Medal Race
O vento forte e o mar grosso impediram a realização das regatas no dia 4# da World Cup Series de 2018 em Miami. Os relatórios da Biscayne Bay eram de ventos com uma média de quase 30 milhas por hora, com rajadas próximas a 40. Enquanto os velejadores se orgulham de competir em praticamente qualquer condição, existem limites, especialmente devido ao número de velejadores que competem em algumas das classes.
Para cinco cinco classes que competiram a série durante a semana - o Nacra 17, 49er, 49erFX e Masculino e Feminino e RSX - terminou a fase classificatória , que teve nove regatas, para Medal Race que serão disputadas neste sábado. Com isso as duplas brasileiras encerraram suas participações: Samuel Albrecht e Bruna Martinelli (VDS) por ter ficado em 13º lugar e João Siemsen e Gabriela Nicolino (RJ) em 14º. Na Medal Race apenas os top 10 da classificação geral disputam a regata final que definirá o pódio. A classe 470 ainda continua neste sábado e a Medal Race será no domingo.
"Tivemos alguma esperança porque ontem a previsão indicava que a força do vento iria cair ao meio-dia, mas não", disse Antonio Gonzalez de la Madrid (ESP), delegado técnico da World Sailing para a regata.
"Em vez disso, aumentou e a média foi superior a 25 nós. À tarde, a força média do vento foi de 27 a 28 nós e com rajadas de até 35 nós.
"As políticas de Gerenciamento de regata da World Sailing priorizam a equidade e a segurança ao realizar as competições. As políticas recomendam não iniciar uma regata quando o vento está acima de 25 nós e isso é reduzido para 22 nós para as classes: 49er, 49erFX e Nacra 17 quando o estado do mar é de ondas altas."
"Não era seguro ir a velejar hoje e teria resultado em muitos equipamentos quebrados e não é bom para os velejadores terem esse problema antes das Medal Races".