Regata de Oceano dos 83 anos teve número elevado de participantes com 48 barcos na raia

A Regata da classe Oceano comemorativa dos 83 anos mostrou em números de participantes a tradição do Veleiros do Sul, pioneiro da vela em Porto Alegre. Compareceram na raia 48 barcos neste domingo para a disputa destinada aos barcos medidos e no Veleiraço Marinha do Brasil os de cruzeiro.  

A largada ocorreu em frente ao Clube, às 14h05min, com condição propícia de vento que alcançou em torno dos 12 nós de noroeste. Semelhante a competição de monotipos no sábado, os barcos se espalharam pelo Guaíba e formavam uma flotilha imensa de grandes velas, muitas vezes perfilados numa linda imagem dentro do rio. Eles navegaram pela baía do Cristal até uma boia amarela, próxima ao Canal de acesso a Estação do Catamarã do Barra Shopping Sul, que era a primeira marca do percurso.

Regata 83 anos classe Oceano

Depois os veleiros foram até a boia nº 142 do Canal do Cristal, montaram e seguiram até o par da Piava contornaram e navegaram passando pela boia inflável laranja fundeada próximo ao farol do Clube e novamente até a 142º, de onde vieram direto para a linha de chegada em frente ao Veleiros do Sul. O fita azul foi trimarã Wings, de Alberto Quevedo, que chegou às 14h53min35. Além de ser o Fita Azul, ele ficou em primeiro lugar na classe Multicasco e levou o troféu transitório Marinha do Brasil. Súmula completa aqui

No final da tarde houve a premiação na área da piscina com a presença de associados, velejadores, convidados e autoridades: Gelson Pires, diretor de esporte da Secretaria de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, representando o governador José Ivo Sartori, Cláudio Franzen, diretor de eventos da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Esporte, representando o Prefeito Nelson Marchezan Jr. e o tenente Pedro Brito da Capitania Fluvial de Porto Alegre, representando o comandante Amaury Marcial Gomes Jr.