26º Circuito Conesul encerrou neste fim de semana no VDS. San Chico foi o vencedor na ORC
O 26º Circuito Conesul de Vela de Oceano terminou neste fim de semana no Veleiros do Sul, em Porto Alegre. Foram quatro dias de competições de percursos variados e culminou com a disputa das regatas de longas distâncias, o 47º Troféu Seival e a 28ª Regata Farroupilha, concluídas na noite deste sábado. O título na classe ORC Internacional ficou com o barco San Chico, comandado por Francisco Freitas e em segundo lugar ficou o Hobart, de Airton Schneider. Na classe RGS a vitória no Circuito foi do Drakkar, de Leonardo Sant’anna, em vice ficou o Pelayo, de Joaquim Fonseca. Na Microtoner 19, o Batucada, de José Eduardo Araújo foi o campeão e em segundo o Vewaga, de Ronald Kunrath. Veja a súmula completa aqui
Acesse o álbum de fotos via mobil aqui
O tradicional Troféu Seival é a maior regata em água doce do Brasil e há 47 anos é realizado ininterruptamente. Nessa edição a distância foi de 66.5 milhas de distância, com percurso pelo rio Guaíba e Lagoa dos Patos. A largada foi em frente ao Veleiros do Sul às 11h05min de sábado sob intensa garoa.
No tempo corrigido o vencedor do Troféu Seival somente para classe ORC, foi o Hobart e o San Chico levou a Taça Xodó – Bico de proa – por ter sido o primeiro a cruzar a linha de chegada, próxima a ilha das Pedras Brancas às 20h50min20s.Os barcos da classe RGS competiram na Regata Farroupilha, cerca de 42 milhas, e o vencedor foi o Pelayo e na Microtonner 19 o Batucada em primeiro lugar. O vento variou nas direções sul-sudeste de 8 a 15 nós de intensidade.
O 26º Circuito Conesul de Vela de Oceano teve a participação de 22 barcos dos clubes de Porto Alegre e Pelotas e iniciou no dia 16. A competição contou com o apoio da Delta Yachts e Equinautic.