Samuca foi eleito para a Comissão de Atletas da CBVela

Midia Guide - Tiago  Campante

Mais uma demonstração de democracia na Confederação Brasileira de Vela (CBVela). Nesta segunda-feira, dia 14, foi anunciado o resultado da eleição para a nova Comissão de Atletas da entidade. Por meio do voto direto, mais de 250 velejadores escolheram seus representantes na Confederação, que terão mandato até o fim de 2020. Foram eleitos: Bruno Prada (94 votos), Isabel Swan (71), Samuel Albrecht (67), Bruno Bethlem (62) e Bruno Fontes (60). Veja abaixo um perfil de cada um deles.

A eleição da Comissão de Atletas foi realizada de forma online, no período de 7 a 13 de agosto. O voto era facultativo. Tinham direito a participar do pleito os atletas que tivessem mais de 15 anos e registrados nas suas Federações Estaduais. O número total de votantes foi de 280. Cada eleitor podia votar em até cinco dos 21 candidatos inscritos. Houve dois votos em branco.

“É um marco para a história da vela brasileira conseguir que as pessoas se envolvam e participem da administração da Confederação, que foi criada e é feita para os atletas. Gostaria de parabenizar os cinco eleitos. É uma Comissão diversificada, com velejadores dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Tem atletas que estão em campanha olímpica e outros que já não estão mais em campanha, mas têm muita experiência para dividir com a gente. Estamos muito satisfeitos em poder contar com todos eles”, afirmou Daniel Santiago, diretor executivo da CBVela, ao fim da apuração.

Pioneira, a Confederação Brasileira de Vela aprovou em abril mudança no estatuto e tornou-se a primeira entidade do esporte olímpico brasileiro a abrir sua eleição presidencial para o voto direto dos atletas, técnicos, oficiais de regata e medalhistas olímpicos.

"É um momento superimportante para a vela, esse espaço que a Confederação está abrindo para os velejadores participarem das decisões, sobretudo em relação às partes administrativa e técnica", disse Henrique Haddad, atletas do Brasil na classe 470 nos Jogos Rio 2016, que acompanhou a apuração como representante dos velejadores.

Confira o perfil dos cinco integrantes da Comissão de Atletas:

 

Bruno Prada

Classe: Star

Estado: São Paulo

Destaques:

  •          Prata nos Jogos Olímpicos de Pequim 2008 (classe Star)
  •          Bronze nos Jogos Olímpicos de Londres 2012 (classe Star)
  •          Quatro vezes campeão mundial da classe Star (2007, 2011, 2012 e 2016)

 

Isabel Swan

Classe: Nacra 17

Estado: Rio de Janeiro

Destaques:

  •          Bronze nos Jogos Olímpicos de Pequim 2008 (classe 470 feminina)
  •          10º lugar nos Jogos Rio 2016 (classe Nacra 17)
  •          Escolhida para integrar a Comissão de Atletas do COB em 2017

 

Samuel Albrecht

Classe: Nacra 17

Estado: Rio Grande do Sul

Destaques:

  •          10º lugar nos Jogos Rio 2016 (classe Nacra 17)
  •          17º lugar nos Jogos Pequim 1008 (classe 470 masculina)

 

Bruno Bethlem

Classe: Snipe

Estado: Rio de Janeiro

Destaques:

  •          23º lugar nos Jogos Rio 2016 (classe 470 masculina)
  •          Duas vezes campeão mundial da classe Snipe (2009 e 2013)
  •          Ouro nos Jogos Pan-Americanos de Santo Domingo 2003 (classe Snipe)

 

Bruno Fontes

Classe: Laser

Estado: Santa Catarina

Destaques:

  •          13º lugar nos Jogos Olímpicos de Londres 2012 (classe Laser)
  •          27º lugar nos Jogos Olímpicos de Pequim 2008 (classe Laser)
  •          Prata na Delta Lloyd Regatta 2011 (classe Laser)
  •          Prata na Copa do Mundo de Miami 2012 (classe Laser)

 

SOBRE A CBVELA

A Confederação Brasileira de Vela (CBVela) é a representante oficial da vela esportiva do país nos âmbitos nacional e internacional. É filiada à Federação Internacional de Vela (World Sailing) e ao Comitê Olímpico do Brasil (COB). Tem o Bradesco como patrocinador oficial, o Grupo Energisa como parceiro oficial e patrocinador oficial da Vela Jovem e a Richards como apoiadora oficial. A vela é a modalidade com o maior número de medalhas de ouro olímpicas na história do esporte do Brasil: sete. Ao todo, os velejadores brasileiros já conquistaram 18 medalhas em Jogos Olímpicos.