Noite de casa cheia no Jantar dos Cruzeiristas comandado por Tito Paludo
Uma noite de muitas presenças e gastronomia italiana fizeram o sucesso do Jantar dos Cruzeristas de agosto. A terceira edição das Codornas com polenta mole do Tito Paludo reuniu em torno de 70 pessoas no salão social, entre cruzeiristas, associados e convidados. A participação feminina também foi destacada. Entre as presenças de fora do Grupo estava o Comodoro do Iate Clube Guaíba Vanderlei Wachholz.
O cardápio foi composto por uma entrada de salada de rúcula com bacon e cebola. Para o prato principal foram assadas 200 codornas ao molho Rôti, oito quilos de polenta mole, a farinha foi fornecida pelo Tito, moída no dia anterior em Nova Prata, e 10 quilos de massa talharim. E a sobremesa foi sagu com creme.
O Mãe Vinícius Magalhães abriu a sessão comentando sobre o evento e fez a apresentação dos convidados na noite dos Cruzeiristas. Ele leu a ata de julho e coube ao cozinheiro Tito ler a ata histórica da reunião de janeiro de 1969. Na continuação o presidente do Conselho Deliberativo Newton Aerts falou sobre o Clube e em especial ao Grupo que representa o núcleo mais consistente da alma do VDS.
- Nós temos seguido o traçado dos ideais deste clube. Este tipo de reunião é de certa forma um grande conselho, que algumas vezes assuntos levantados aqui são encaminhados ao Conselho Deliberativo. Temos hoje a presença de ex-comodoros, e cada um que passou pela direção deixou um pouco de sua vida impregnada neste clube.
O presidente Newton também falou do envolvimento da comodoria no trabalho do dia-a-dia do clube e reforçou a ideia de organizar uma navegada do Grupo no semestre. Na sua segunda intervenção Newton elogiou a dedicação do Vinícius Magalhães que assumiu essa maternidade e vem mantendo ativa a confraria dos Cruzeiristas.
O responsável pelo Jantar da noite agradeceu a presença de todos e seguiu a linha do trabalho nas suas palavras. Ele mostrou as listas de nomes na qual se empenhou pessoalmente para os convites, salientando que tanto no Clube, como em todas as coisas, são necessários o trabalho e esforço para construir e manter algo sólido. Tito chamou o cozinheiro Gelci Rosa, da Barcelos Gastronomia para receber os agradecimentos pelo preparo dos pratos e encerrou convidando todos para a quarta edição das Codornas em agosto de 2018, sob aplausos dos presentes.
O Comodoro Eduardo Ribas também mencionou o trabalho, dedicação e movimento como forças que dão vida ao Clube. Lembrou que entre o mês passado e começo do atual a bandeira do VDS está presente na Bélgica no Mundial Sub-21 de Laser com Marcelo Gallicchio, na Bulgária no Europeu de Optimist com Germano Becker, na Espanha na Copa del Rey em Palma com o time do Crioula e esteve em Ilhabela com os barcos Tranquilo, Crioula29, Atrevida e na Polônia, com o árbitro Nelson Ilha.
- Nossa presença é forte na vela é nosso galhardete é reconhecido em todos os lugares, mostrando que temos uma tradição.
Ribas também contou sobre o galhardete do VDS que estava no famoso veleiro Atrevida e que agora veio para o clube com o registro de 18 campeonatos, dentro e fora do Brasil com assinaturas dos nossos tripulantes.
Para o Jantar de setembro foi escolhido o cruzeirista Fernando José Silveira.