Rótulas da Av. Diário de Notícias ganham nomes de comodoros do Veleiros do Sul

Homenagens e lembranças marcaram neste domingo a cerimônia da entrega de placas indicativas aos familiares de três comodoros do Veleiros do Sul que passam a denominar as rótulas da Av. Diário de Notícias, próximas ao clube. A proposição aprovada por unanimidade pela Câmara de Vereadores foi do vereador Reginaldo Pujol.

Os comodoros agraciados foram: Jorge Bertschinger (1950 a 1959), László Gyösö Böhm (1982 a 1984) e Manfred Flöricke (2000 a 2006). Uma coincidência é que nenhum deles nasceu em Porto Alegre, mas suas vidas ficaram ligadas para sempre a cidade que adotaram e ganharam título de cidadão. Jorge nasceu no Rio de Janeiro, László em Budapeste e Manfred em Bremen.

Junto ao mastro naval na rampa central do Clube, o Comodoro Eduardo Ribas abriu a cerimônia no final da manhã mencionando a motivação do ato e o quanto significava para o Veleiros do Sul ter os nomes dos seus ex-comodoros naquelas rótulas. “As vias de acesso ao Clube terão a lembrança permanente deles, pessoas formidáveis que engrandeceram o Veleiros”.

 


Fotos acesso via mobil aqui

O ex-Comodoro Jorge Alberto Vidal falou de maneira emotiva por tratar-se de pessoas de sua amizade e convivência, lembrando aspectos da personalidade de cada um, o trabalho de Bertschinger em fazer a transferência da sede do clube no bairro Navegantes para o Cristal na década de 50, a dedicação de Böhm para a vela de oceano estabelecendo os ratings dos barcos, “uma figura extraordinária”, engenheiro e professor de profundo conhecimento em hidráulica e sua chefia no DMAE. Flöricke, um velejador que iniciou na classe Sharpe e depois Oceano, sua alegria e motivação para dirigir o Veleiros do Sul. As palavras de Vidal não vieram de sua boca, mas direto do coração.

O vice-prefeito Gustavo Paim destacou a importância do Veleiros do Sul na orla da cidade, suas contribuições para a preservação do Guaíba e também a ajuda ao governo municipal ao socorrer e levar auxílio as pessoas ribeirinhas.  Paim ainda lembrou o esforço em revitalizar as áreas à beira do Guaíba, como o projeto que está sendo feito na Orla 1, mas que ainda falta muito mais para preservar.

O vereador Reginal Pujol mencionou sua convivência com László no âmbito do serviço público, e disse “estar muito contente por ter acertado na escolha das homenagens” porque foram pessoas que contribuíram muito para a cidade, por meio de sua associação. Fez a comparação dos espaços na orla do Guaíba que são maltratados pela população e por aqueles que são bem cuidados. “ Há necessidade de integrar entidades e governo e vemos aqui um exemplo de cidadania”.

O comandante da Capitania Fluvial de Porto Alegre Amaury Marcial Gomes Jr. assinalou que clubes de perfil do Veleiros do Sul contribuem com a Marinha para o desenvolvimento da mentalidade náutica e ainda o trabalho do clube no esporte da vela, com seus atletas competindo pelo mundo dignificam o nome do Brasil. E finalizou lembrando o 11 de junho, comemoração da Batalha Naval do Riachuelo, data magna da Marinha.

As famílias presentes dos comodoros receberam as placas das mãos do vereador Pujol. Os seus representantes agradeceram as homenagens e contaram aspectos das vidas e relacionamento deles com o clube, que tanto prezavam. Na cerimônia também estavam presentes o presidente e vice-presidente do Conselho Deliberativo do VDS, Newton Aerts, e Eduardo Scheidegger Jr., o presidente da Soamar, Geraldo Sperb e o representante Regional do Ministério da Cultura Álvaro Franco, além de associados e convidados. No clube ficou um placa em metal com o desenho e localização das rótulas na avenida. No final houve um almoço de confraternização no Bar Náutico.