Relatos de uma expedição de Dingue pelas lagoas até o Uruguai foram apresentados por Gustavo Santos
O velejador e técnico de Kitesurf Gustavo Santos, o Gusta, participou de um bate-papo com associados e convidados na terça à noite no mezanino do salão do Veleiros do Sul. Compareceram 46 pessoas para ouvir os relatos sobre a Expedição Águas de Interior Rumo ao Sul realizada neste ano. Gusta navegou num veleiro da classe Dingue, em torno de 4 m de comprimento, pelo Guaíba, Lagoa dos Patos, Canal São Gonçalo, e Lagoa Mirim, tendo como destino final Jaguarão na fronteira com o Uruguai.
Para a expedição ele teve o apoio de diversas empresas e do Veleiros do Sul que lhe emprestou o pequeno veleiro para a Expedição. Temporais, calmarias, capotadas e outros acidentes sem maiores consequências fizeram parte da viagem. Mas também descobertas pessoais sobre a costa da Lagoa dos Patos e sua natureza, ainda pouco conhecida da população. E locais conhecidos com seus rastros acumulados de lixo deixado pelos frequentadores. Além da natureza, Gustavo também se encantou com os tipos humanos encontrados em suas paradas e acampamentos.
A Expedição Águas de Interior teve seu papel científico. Gustavo coletou várias amostras de água das lagoas que foram passadas para o IPH (Instituto de Pesquisas Hidráulicas) da UFRGS para análise da qualidade das águas. A palestra também contou com a participação de representantes do IPH. Como disse Gustavo, "essa aventura foi algo maravilhoso que só a vela pode proporcionar". A Expedição terá seus relatos transformados em vídeo e livros.