EVM abriu semestre com alunos e crianças que velejaram pela primeira vez no "Aulão"
A Escola de Vela Minuano iniciou suas atividades neste fim de semana com o seu tradicional “Aulão” para recepcionar alunos que reiniciam suas atividades e também para convidados que vieram conhecer o esporte da vela. A aula é destinada para a vela de base da classe Optimist e sempre tem um carácter descontraído. O evento serve mais de interação entre as crianças que já velejam e aqueles que pela primeira vez experimentaram a sensação de navegar num barco a vela.
A abertura do “Aulão da EVM” foi realizada no começo da tarde de sábado pelo coordenador Mauro Ferreira no Hangares 2 e 3 que explicou rapidamente aos país a pedagogia do ensino da vela adotada pela escola e sobre as atividades da aula inaugural. Ele estava acompanhado da equipe de instrutores formado por Marcelino Moreira, Tiago Abreu, Laís Gliesch, Thiago Ribas, Manuela Barbachan e Guilherme Meneguetti.
O Diretor da EVM Eduardo Scheidegger Jr, o Dudi, deu as boas-vindas em nome do Veleiros do Sul aos pais que vieram com seus filhos conhecer a escola e comentou sobre o trabalho profissional dos professores no ensino da vela. Ele salientou que a escola possui um padrão de segurança e a forma de velejar pode ser destinada tanto para a competição como lazer, dependo do gosto da criança.
Neste fim de semana foi também apresentado os 40 barcos novos da classe Oprtmist que serão usados pela EVM e flotilha Optimist, adquiridos pelo convênio entre o Veleiros do Sul e Confederação Brasileira de Clubes (CBC) para os seus Projetos de Vela de Base - Formação de Atletas que têm possibilitado a aquisição de barcos novos completos em várias classes, assim como coletes e equipamentos. “ Graças aos convênios podemos oferecer um material completo e novo para os alunos e flotilhas”, ressaltou o diretor.
Após a introdução da aula as crianças foram separadas por grupos com coletes de cores distintas. Quem veio pela primeira vez dividiu o barco junto com os alunos que já frequentam a EVM para dividirem a experiência de velejar com eles. As flotilhas da classe Optimist também participaram do evento e treinaram com seus técnicos. O total de participantes das aulas no sábado e domingo à tarde foi de 65 crianças. A temperatura agradável no fim de semana, com sol e nuvens deixou agradável a atividade na água.